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5 de agosto de 2010

M-Benz S 400 Blue Hybrid é apresentado no Brasil

Propriamente uma novidade o Mercedes-Benz S 400 Blue Hybrid não é. Ele foi apresentado no Salão de Paris de 2008.

Mas a Mercedes-Benz convidou o Jornal do Automóvel para seu lançamento em nosso País, bem como para avaliá-lo pelas movimentadas estradas do Grande ABC em São Paulo. Uma experiência interessante e cheia de surpresas.

O carro tem um motor V6 3.5 à combustão de 279 cv acoplado a um motor elétrico, movido a bateria de íon lítio de 20 cv.

Juntos chegam a quase 300 cv de potência. E seu motor elétrico entra em funcionamento toda vez que o motorista precisar de mais força, principalmente nas retomadas, de forma com que o motor a combustão atinja mais rápido o torque desejado.

O S400 passa de 16,3 mkgf do motor a combustão para 52 Kmkgf, um ganho de 35,7 mkgf do motor elétrico.

A bateria de íon lítio é recarregada pela freadas e desacelerações que ocorrem durante o percurso.

O sistema capta a energia desperdiçada com as desacelerações e a envia para a bateria; da mesma forma acontece com as freadas, à energia do calor que ocorre sobre os discos de freios são captadas para a bateria, de forma que ela sempre estará em processo de recarga. A bateria de íon lítio de 240 volts tem um tempo de vida útil de dez anos. Toda linha S400 na Europa é vendida com blindagem.

No Brasil serão comrcializadas as versões normal e blindada. Tivemos a oportunidade de avaliarmos uma versão blindada, com 180 quilos a mais, peso que não muda a percepção ao dirigir.

A bordo, ostentação demais: os assentos são como poltronas de jatos executivos, mas quem vai à frente tem mais conforto.

O motorista e seu carona têm regulagem elétrica com quatro variáveis para os bancos, com três memórias de posição, e ainda contam com ar-condicionado de duas zonas e climatização (quente e frio) em três níveis para os assentos. Atrás, os dois ocupantes têm de se contentar com a temperatura definida por quem está à frente, sem opção de deixar o banco aquecido ou gelado. Mas em compensação,atrás do apoio de braço central, conta com um frigobar.

E tem mais. Tela de LCD substitui o velocímetro e abriga ainda o monitor da câmera infravermelho, auxiliando o motorista à noite (ela mostra veículos, pessoas e obstáculos pelo registro de calor a até 150 metros de distância).

Em outra tela maior, no meio do painel, fica o computador de bordo e a central de entretenimento. Nela, o motorista fica sabendo tudo sobre o carro, até mesmo como o motor convencional, o elétrico e a bateria estão trabalhando e o quanto de força está sendo enviada às rodas traseiras.

O S400 Híbrido da M-Benz é agradável de dirigir, confortável, seguro e tem até uma câmera traseira para facilitar o seu estacionamento. Mas tem um defeito: seu preço, R$ 450 mil.

Ficha técnica

Motor: V6: dianteiro, transversal, 24V; Elétrico: circular, instalado junto ao conversor de torque, trifásico, AC
Cilindrada: 3 498 cm3
Potência: 279 cv; 15 kW/20 cv.
Torque: 35,7 mkgf; 16,3 mkgf.
Câmbio: sequencial/7 marchas/traseira
Peso: 1.880 kg
Porta-malas: 560 l
Tanque: 90 l

Suspensão
Dianteira: independente, quádruplos braços
Traseira: multilink
Freios: discos ventilados
Direção: hidráulica/3 voltas

Consumo
Urbano: 10,9 km/l
Rodoviário: 12 km/l
Aceleração: de 0 a 100 km/h em 8,5 s

Retomada
40 a 80 em 3.ª (ou D): 4,3 s
60 a 100 em 4.ª (ou D): 4,9 s
80 a 120 em 5.ª (ou D): 5,9 s

Velocidade: 250 km/h

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