Related Posts with Thumbnails

2 de agosto de 2010

Identificada célula de origem do câncer de próstata

Mais um passo foi dado na prevenção contra o câncer de próstata: doença que atinge cerca de 50 mil homens por ano no país e mata 10% deles. Agora, cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, afirmam ter encontrado a “célula de origem” da doença, um tipo específico de célula que dá origem ao câncer de próstata. Segundo os pesquisadores, a identificação de tal célula é a chave para estudar qualquer tipo de câncer.

Por anos, os médicos trabalharam sob o pressuposto de que o câncer de próstata surgia a partir de células chamadas “células luminais”, que se alinham no interior de dutos minúsculos da próstata e secretam fluido da glândula da próstata. Mas usando um novo método para cultivar tecidos humanos em ratos, os pesquisadores descobriram uma nova origem do câncer da próstata: um tipo de células chamadas “células basais”, que dão suporte às células luminais e regeneram o tecido da próstata.

A notícia causou surpresa no entre os especialistas da área. “Nós quase sempre ignorávamos as células basais, mas elas podem realmente causar o câncer”, explica Anthony Smith, membro da Associação Americana de Urologia.

Especialistas em câncer dizem que a descoberta pode levar a melhores tratamentos no futuro, mas ressaltam que os estudos ainda estão apenas no início. “Quando você está lidando com um estudo do rato, que é o caso dessa pesquisa, você está muito, muito cedo no processo”, afirma Smith.

Apesar da cautela, os pesquisadores acreditam que os resultados alcançados e os métodos utilizados podem ser aplicados a mais doenças. “Estamos oferecendo amplamente as técnicas para que esta ideia de regeneração de tecidos seja aplicada como uma maneira de estudar outros tipos de câncer”.

fonte:Live Science

0 comentários: