Related Posts with Thumbnails

18 de julho de 2010

Visão sobre o parceiro revelam o quanto o namoro vai durar

De acordo com um novo estudo da Universidade de Rochester, publicado na revista Psychological Science , para saber se um relacionamento vai durar, a saída é descobrir o que cada um dos pares realmente pensa um do outro. Para chegar aos resultados, os cientistas usaram uma técnica chamada "tarefa implícita", que mostra como as pessoas respondem automaticamente a determinadas palavras.

Um teste, realizado com 222 voluntários envolvidos em relacionamentos amorosos, mostra o tempo de resposta a uma prova de associação de palavras, medida em milissegundos,que aponta se as pessoas acham mais fácil se referir ao seu parceiro com palavras agradáveis ou desagradáveis.

Os pesquisadores usaram uma técnica frequentemente empregada para detectar racismo e preconceito, além de outros sentimentos que as pessoas têm dificuldades em admitir para si próprias e para os pesquisadores. Cada voluntário dizia o primeiro nome do seu parceiro e duas outras palavras relacionadas a ele, como um apelido ou uma característica pessoal. Em seguida, eles viam em um monitor três tipos de palavras, uma de cada vez - palavras boas (como paz, férias ou doação), palavras ruins (como morte, tragédia e críticas) e palavras relacionadas com o parceiro (nomes ou características).
Depois disso, foram feitos dois tipos diferentes de testes: um no qual a pessoa deveria pressionar a barra de espaço de um teclado sempre que via uma das palavras boas ou uma palavra relacionada ao parceiro. No outro teste, a barra de espaços devia ser pressionada para a combinação de palavras ruins e as mesmas palavras relacionadas ao parceiro. Assim, eles poderiam detectar a reação automática do participante às palavras - se eles tivessem associações geralmente boas com seus parceiros, eles deveriam ser capazes de fazer a primeira tarefa com mais facilidade do que a segunda.

Os pesquisadores descobriram que os voluntários que acharam mais fácil associar seus parceiros com palavras ruins, e mais difícil associar os parceiros com palavras boas, tiveram chances muito maiores de terminar os relacionamentos no ano seguinte à pesquisa.

Exercício de gentileza

Outro estudo recente descobriu que expressar gratidão com um simples "obrigado" não faz bem apenas para quem recebe, mas também para quem fala, sugere um novo estudo da Universidade Estadual da Flórida e publicada na revista Psychological Science. A gratidão fortalece os relacionamentos, fazendo com que a pessoa se sinta mais responsável pelo bem-estar do seu parceiro.

fonte:Minhavida

0 comentários: