Related Posts with Thumbnails

7 de julho de 2010

Os devaneios são importantes para a organização da mente

Pensamento vago é importante para se ter ideias criativas e resolver problemas

NOVA YORK, EUA. Depois de muito tempo, os divagadores estão começando a ser respeitados. No passado, o devaneio (ou divagação), geralmente, era considerado uma falha da disciplina mental, ou ainda pior. Freud rotulou o devaneio como algo infantil e neurótico. Os livros de psicologia advertiram que esse lapso mental poderia levar à psicose. Os neurocientistas reclamavam que os surtos de pensamentos vagos nos exames cerebrais interferiam nos seus estudos sobre funções mentais mais importantes.

Mas, agora, os pesquisadores descobriram que o devaneio é muito comum - e, geralmente, bastante útil. Uma mente divagadora pode te proteger dos perigos imediatos e manter você no curso certo rumo a objetivos de longo prazo. Às vezes, o devaneio é contraproducente, mas, em alguns momentos, ele promove a criatividade e ajuda a solucionar problemas.

Enquanto estamos fazendo alguma tarefa, nossa mente, frequentemente, perambula através de pensamentos que não têm necessariamente a ver com o foco principal. A perambulação da mente, como os psicólogos a definem, é uma subcategoria da divagação - que é o termo amplo para todos os pensamentos e fantasias distantes. Mas, quando você está tentando realizar uma coisa e cai em "pensamentos não relacionados com a tarefa", sua mente está perambulando.

Pensamento. No período em que se está acordado, as mentes das pessoas perambulam durante 30% do tempo, segundo estimativas de psicólogos que interromperam pessoas ao longo do dia para perguntar sobre o que elas estavam pensando.

Se você estiver dirigindo em uma via reta e vazia, sua mente pode perambular por 75% do tempo, de acordo com os pesquisadores Jonathan Schooler e Jonathan Smallwood, da Universidade da Califórnia.

"As pessoas supõem que a perambulação da mente é uma coisa ruim, mas se não pudéssemos fazer isso durante uma tarefa chata, a vida seria terrível. Imagine se você não pudesse escapar mentalmente de um congestionamento de trânsito", disse Smallwood, lembrando que, nesse caso, a pessoa ficaria presa contemplando a massa de carros lentos, um exercício mental que é muito menos agradável do que sonhar sobre uma praia e muito menos útil do que ficar meditando sobre o que fazer assim que sair da estrada.

Existe uma vantagem evolucionária no sistema cerebral da perambulação da mente, afirma Eric Klinger, psicólogo da Universidade de Minnesota e um dos pioneiros nesse campo. "Enquanto uma pessoa está ocupada com uma tarefa, esse sistema mantém fresco na mente um grande número de atividades do indivíduo", escreve Klinger em "Handbook of Imagination and Mental Simulation" (Livro da Imaginação e Simulação Mental). "Assim, esse devaneio serve como um tipo de mecanismo-lembrete, aumentando a probabilidade de que as buscas por outros objetivos permaneçam intactas e não se percam na aleatoriedade da busca por vários objetivos".

fonte:Otempo

0 comentários: