Related Posts with Thumbnails

2 de junho de 2010

Um a cada dez homens sofre de depressão após parto do filho

Cientistas dos EUA reavaliaram 43 estudos envolvendo 28 mil pais

Situação é mais frequente entre três e seis meses depois do nascimento

Um em cada dez pais sofre de depressão pré-natal ou pós-parto, uma condição que há muito tempo se acreditava só afetar as mães, de acordo com uma nova análise de dezenas de estudos anteriores. Os homens possuem risco maior de sofrer de depressão de três a seis meses depois do nascimento, e sua depressão muitas vezes está ligada à depressão da mãe, segundo artigo de um grupo de pesquisadores norte-americanos.

"Pode ser que a depressão da mãe tenha começado; pode ser a do pai; pode ter a ver com o temperamento da criança", disse James Paulson, da Eastern Virginia Medical School, em Norfolk, Virginia, principal autor do artigo publicado em maio no "The Journal of the American Medical Association". "Não sabemos muito sobre as causas, mas isso sugere que deveríamos fazer mais para examinar a depressão nos pais", disse.

A pesquisa analisou 43 estudos envolvendo 28.004 pais observados durante o período entre o primeiro trimestre de gravidez até um ano depois do nascimento.

Os pesquisadores concluíram que a estimativa geral de depressão paterna era de 10,4%, mais que o dobro da prevalência na população geral de homens, de 4,8%. Cerca de um quarto das mulheres sofrem de depressão durante a gravidez e cerca de um décimo apresentam depressão pós-parto.

Pais norte-americanos tiveram um risco maior de depressão do que os de outros países, com índices de 14,1%, contra 8,2% em outros lugares. Paulson disse que a disparidade pode ocorrer por diferenças culturais, além de políticas mais liberais de licença paternidade em outros países.

fonte:Otempo

0 comentários: