Related Posts with Thumbnails

30 de junho de 2010

Novo padrão HDMI transmite dados por ethernet.

HDMI, ou "High-Definition Multimedia Interface", que em português significa "Interface Multimidea de Alta Definição", é um padrão que transmite por um único cabo, audio e vídeo de alta qualidade.

Muitas TVs e receivers de home theater ainda nem ofercem suporte a versão 1.3, que oferece qualidade de imagem e som ainda mais ricos do que a versão básica do HDMI, porém, um versão ainda mais parruda, a 1.4 já está sendo lançada. Esta última versão oferece, além da qualidade de imagem e som da versão 1.3, a capacidade de transmissão de dados de internet, tudo isso em um único cabo, o HDMI 1.4.

Este recurso é muito bom para as TVs com acesso a internet, que podem enviar os dados para o player de Blu-ray sem a necessidade de mais um cabo de rede. O cabo é banhado a ouro e conta com tripla blindagem para evitar a perda de qualidade do sinal no trânsito de dados.

Além das funções citadas acima, a versão 1.4 do padrão HDMI é a única capaz de suportar uma resolução de vídeo ainda maior que o Full HD, e que já começa a ser considerada por alguns estúdios de gravação e produtoras, nada menos que 2160p (2K), ou seja, o dobro do Full HD que conheçemos atualmente.

O bom mesmo é que tudo fosse sem fios, unido apenas por um roteador e suas tomadas de energia, mas desta realidade ainda estamos muito longe, pois passar resoluções de 2K via wi-fi, por enquanto só é possível em nossa imaginação.


fonte:Techguru

0 comentários: