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24 de junho de 2010

Ford Focus é um belo sedan com muitas virtudes

A Ford falou grosso quando lançou a nova geração do Focus no Brasil, em setembro de 2008.

Disse que a versão sedã responderia por 90% das vendas do carro no País, mesmo sabendo que o hatch era mais bem-sucedido.

A idéia era clara: "O hatch já tinha uma imagem. A gente queria fortalecer o sedã", disse Katia Ribeiro, analista de "marketing" responsável pelo modelo, no lançamento do Focus 2.0 Flex. Não deu certo. Mas a Ford promete agora, com a estréia da tecnologia flex no 2.0, que o Focus será líder na versão hatch e emplacará a carroceria sedan como uma das referências no segmento e para isso tem investido em propaganda, o que antes era coisa rara.

Por R$ 74.520,00 você sai de Focus Sedan Ghia (o "top" de linha) equipado com o novo motor 2.0 16V Duratec Flex e um pacote de equipamentos de fazer inveja ao Fusion.

O carro tem de tudo: partida no botão, teto solar, comandos de voz para o som, o ar-condicionado de duas zonas e o telefone (o sistema My Connection permite isso), direção eletroidráulica com três níveis de regulagem, "airbag" duplo, ABS com EBD e CBC (controle de frenagem em curvas), banco do motorista com regulagem elétrica de altura, sensor de estacionamento, controlador de velocidade de cruzeiro e trio elétrico. Com um Focus assim você impressionará os amigos.

O Focus Sedan conta com bom sistema de suspensão. O acerto direto da direção é outro item que privilegia os pilotos de fim de semana e deixa falando sozinho quem diz que sedã é carro sem emoção.

Na hora de acelerar, o Focus sedan surpreende e vai com tranqüilidade de 0 a 100 km/h em 11s3 com seu motor 2.0 16V de 148 cv de potência a 6.250 rpm e 19,4 mkgf de torque a 5.250 rpm.

Se você gosta de esticar bastante as marchas no modo manual, o Focus atende de imediato. Mas se usar o "D" (driver) ele responde como todo carro automático, um pouco preguiçoso.

Na hora de abastecer, o Focus Ghia acusou a marca de 6,8 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Sempre sem ar-condicionado e com todo o conforto que seu proprietário aprecia. A partida nessa versão dispensa a chave e é por comando no console.

Basta à chave estar no interior. Seu volante de quatro raios tem boa pega e agrupa diversos comandos para facilitar a tarefa do motorista.

A direção é precisa, como em poucos automóveis, e transmite muita confiança ao motorista.

Na sofisticada versão Ghia, avaliada pelo Jornal do Automóvel, a forração do interior era em couro.

O nível interno de ruídos é baixo. Sua transmissão de quatro velocidades limita o desempenho em algumas situações, mas interpreta a maneira de dirigir do motorista. Porém, falta a quinta marcha, que reduziria consumo e aumentaria o prazer ao volante. O Focus Sedan é bom carro, e continua sendo excelente opção para quem gosta de sedan elegante e charmoso. Eu compraria um. (BN)

Ficha técnica

Motor Duratec: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 143 cv (G) e 148 cv (A) ambos a 6.250 rpm
Torque: 18,7 kgfm (G) a 4.250 e 19,4 kgfm (A) a 5.250 rpm
Câmbio: Automático sequencial de 4 marchas
Comprimento: 4,48 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,49 m
Entre-eixo: 2,64 m
Porta-malas: 526 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira, e independente do tipo Multilink com barra estabilizadora na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e discos sólidos atrás. ABS, EBD
Tanque: 55 litros
Aceleração: de 0 (zero) a 100 km/h em 10,5 s (G) e 10,4s (A)
Velocidade final: 204 km/h (G) e 205 km/h (A) - Dados da montadora
Preço sugerido: R$ 74.890,00


fonte:Paranaonline

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