Related Posts with Thumbnails

15 de junho de 2010

Estudantes colões, preparem-se para o fim!!!

Um software anti-fraudes está sendo desenvolvido para que as escolas possam realizar o sonho de alguns estudantes: permitir que façam as provas no conforto de casa. A tecnologia, desenvolvida por uma empresa americana de computação, fará uma conexão entre a instituição de ensino e o computador de cada estudante. Terá um leitor de impressões digitais para confirmar a identidade das pessoas.

Colar em provas é uma prática com muitos métodos. Por isso, foi necessário que o software incluísse uma série de medidas de segurança para que possa funcionar na prática. Assim, o programa tem webcam e microfone, para evitar que se possa andar ou sair do local durante a prova, além de um bloqueio a tudo o que o computador pode proporcionar: desde a internet, em que se encontrariam respostas para quase todas as perguntas da vida, até os próprios documentos do estudante, que pode ter preparado suas colas previamente no power point ou no Word.

Os criadores do programa, contudo, adotam cautela. Eles admitem que em algumas situações é preferível que os professores tenham controle sobre todos os alunos, na sala. Mas é certamente um bom recurso para facilitar a vida de deficientes, por exemplo.
De qualquer forma, ainda faltam alguns aperfeiçoamentos. Embora as fontes de informações no computador tenham sido bloqueadas, não há nenhum dispositivo - além da webcam e microfone - para impedir acesso às fontes escritas. Os estudantes habituados a colar provavelmente vão achar uma maneira de burlar o esquema. Podem ser colas escritas pregadas na parede do computador, ou mesmo em cima da escrivaninha, onde a câmera não poderia abarcar. As opções existem antes mesmo de o sistema começar a funcionar.

0 comentários: