Related Posts with Thumbnails

2 de junho de 2010

Cientistas tentam salvar mamífero venenoso

Há 76 milhões de anos o Hispaniolan solenodon sobrevive no Caribe

Londres, Reino Unido. Conservacionistas estão tentando salvar um dos mais estranhos e mais antigos mamíferos da Terra - o Hispaniolan solenodon. A equipe do projeto Os Últimos Sobreviventes busca descobrir como exatamente esse animal conseguiu durar 76 milhões de anos, enquanto todas as outras formas e vida ao seu redor foram extintas. O animal só é encontrado na iIlha de Hispaniola - que abriga a República Dominicana e o Haiti.

A chave para esse mistério pode estar na versão atual do animal. "Há um conceito de que o Hispaniolan solenodon é um `fóssil vivo´, porque parece ter retido algumas características, potencialmente ancestrais", disse Sam Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres, que participa do projeto. Uma dessas características é a ranhura em seus dentes, que permite que ele injete veneno em suas presas, traço único entre os mamíferos atuais.

Os cientistas esperam que descobertas sobre as razões da sobrevivência da espécie ajude a evitar sua extinção nos dias atuais.


fonte:Otempo

1 comentários:

Thiago Blauth Ferreira disse...

Não conhecia o Hispaniolan Solenodon! Bem estranho por sinal, mas ele deve trazer muito conhecimento para nós, e torço para os cientistas encontrarem mais respostas nessa pesquisa.


Luz na mente e Paz no coração.