Related Posts with Thumbnails

24 de maio de 2010

Remédio injetável é a aposta da medicina para combater varizes

Tratamento correto traz resultados estéticos e melhora a qualidade de vida

NOVA YORK, EUA. A temporada de pernas de fora chegou ao fim, mas, mesmo assim, as calças e meias-calças não escondem um grande problema de mulheres, homens e jovens também: as varizes. Estima-se que 18% da população adulta do mundo tenha varizes. Só no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas têm essa doença.

Existem vários tratamentos minimamente invasivos para combater varizes, incluindo uma solução injetável que foi aprovada em março pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). O medicamento - chamado Asclera e já disponível no Brasil e na Europa - dá aos médicos outra opção para injetar fluido nas veias de má aparência para que elas cedam.

Distribuída pela BioForm Medical, subsidiária da Merz Aesthetics, a Asclera é o nome de marca do polidocanol, medicamento aprovado para tratar varizes minúsculas, teias de aranha ou salientes de até três milímetros de diâmetro. O polidocanol é um medicamento de injeção na veia muito popular na Europa em parte devido aos seus índices de segurança. "Sabemos há muito tempo que o polidocanol é a substância que causa efeitos adversos com menos frequência", disse Nick Morrison, presidente da Academia Norte-Americana de Flebologia, organização para especialistas em doenças venosas.

Isso significa menos casos de manchas amarronzadas temporárias ou uma ferida aberta perto do local de uma injeção, além de alguns casos de entrelaçamento, que é quando veias vermelhas muito finas aparecem após o tratamento de outra veia.

Tratamento. Apesar de muitas pessoas com o problema não buscarem ajuda, os médicos dizem que o tratamento deveria ser feito. Essas veias não são apenas uma questão estética, mas um problema que pode levar a dor, inchaço e peso nas pernas devido ao acúmulo de sangue.

O tratamento conhecido como escleroterapia - uma alternativa à cirurgia - requer a injeção de uma solução para irritar as paredes venosas e fazê-las ceder. Com isso, a veia saliente acaba desaparecendo. Para uma área maior, é necessária uma série de sessões.

Além do polidocanol, ora liberado para uso nos Estados Unidos, outro medicamento disponível no mercado e que já é usado no Brasil é o sulfato tetradecil de sódio (STS).

As varizes

O que são. Dilatações permanentes das veias.

Causa. Elas são resultados de paredes venosas fracas e esticadas. As veias contêm válvulas que, quando esticadas, não fazem o sangue continuar se movimentando de volta ao coração de forma eficiente.

Fatores de risco. Os maiores são a herança genética, a idade e o hábito de ficar em pé por períodos prolongados.

fonte:Otempo

0 comentários: