Related Posts with Thumbnails

20 de maio de 2010

Nissan Tiida, um "hatch" que agrada

No ano passado, o motor 1.8 do Tiida ganhou tecnologia flex. Agora, para a linha 2010, a Nissan trouxe mais novidades no carro produzido na fábrica de Aguascalientes, no Mexico. O Tiida 2010 ganhou discreto "facelift". Houve alteração no desenho da dianteira e o logotipo da marca vai sobre ela. O custo-benefício melhorou, pois o "hatch" da Nissan ganhou equipamentos. Na versão "top", a SL, as rodas de 16 polegadas ganharam novo desenho.

Os principais itens destacados pela Nissan são a chave presencial I-Key na versão SL e o ajuste de altura do banco do motorista na versão de entrada, a S. Ambas trazem novos desenhos, cores e iluminação dos instrumentos, que realmente ficaram mais fáceis de enxergar. A versão SL do Tiida 2010 avaliada pelo Jornal do Automóvel pode ser adquirida com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro.

Sua mecânica, nada mudou. O motor rende até 126 cv quando utiliza apenas álcool, número que não impressiona no caso de um de 1,8 litro. Como comparação, o do Toyota Corolla gera 136 cv e o do Honda Civic, 140 cv. E enquanto o câmbio manual de seis velocidades ajuda a deixar o Tiida mais esperto, o automático, de quatro, desempenha papel oposto.

A quarta, aliás, funciona mais como "overdrive", para manter o giro do motor relativamente baixo ao rodar em velocidade constante acima dos 80 km/h. Por isso o Tiida demora a responder quando se exigem acelerações e retomadas rápidas. Mas nada que preocupe.

Em contrapartida, o silêncio a bordo do Tiida, é bom, ainda mais quando comparado ao de outros modelos com câmbio automático. Além disso, pesa a favor desta caixa a quase ausência de trancos nas mudanças de marcha.

Outro ponto positivo é a dirigibilidade. A direção é leve por ter assistência elétrica. E o rodar suave é reforçado pelo bom ajuste no sistema de suspensão, que privilegia o conforto. Seus freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira. Solução usual em carros de menor valor e que no Tiida está na versão "top" de linha. Em compensação, são dotados de ABS (antitravamento), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS), sempre na versão SL.

Nas ruas e estradas, o motor 1.8 flex que o Tiida compartilha com a minivan Livina (que é feito no México) mostrou força na maior parte do tempo.

As retomadas passaram bastante segurança. O Tiida continua sendo interessante opção entre os "hatches" médios, mas também continua à espera que a própria Nissan o descubra como tal. O Tiida 2010 está bem à frente de muitos "hatches" que hoje são comercializados em nosso mercado. O Tiida 2010 é bom de guiar e tem rodar macio graças ao bom acerto da suspensão e à direção elétrica. Seu preço: R$ 59.590,00. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, gasolina, Flex com CVVTCS
Cilindrada: 1.798 cm³
Potência: 126 cv a 5.500 rpm
Torque: 17,5 kgm a 4.800 rpm
Câmbio: Automático, de 4 marchas, com "overdrive"
Compr.: 4,29 m
Largura: 1,69 m
Altura: 1,54 m
Entre-eixo: 2,60 m
Porta-malas: 463 litros
Peso: 1.262 kg
Suspensão: Independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora, na frente, e eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais, atrás.
Freios: Discos sólidos, na frente, e tambores, atrás - ABS, EBD e BAS, na versão "SL"
Tanque: 52 litros
Preço sugerido: R$ 59.990,00


fonte:Paranaonline

0 comentários: