Related Posts with Thumbnails

6 de maio de 2010

Mulher bonita faz mal para a saúde, conclui pesquisa

Efeito "prejudicial" aumenta se ela se mostra fora do alcance do homem



Londres, Reino Unido. Homens, cuidado: ficar frente a frente com uma mulher bonita faz mal à saúde. É o que sugere um estudo de cientistas da Universidade de Valência, na Espanha. Os pesquisadores descobriram que, se um homem passa pelo menos cinco minutos ao lado de uma bela mulher, seu corpo acelera a produção do hormônio cortisol, que aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue.

Para completar o quadro, o efeito "prejudicial" da mulher bonita é ampliado se o homem considera que ela é "muita areia para o seu caminhãozinho" ou mesmo se ela se mostra fora do alcance do pretendente em uma paquera. E muitos homens sofrem esse estímulo com apreensão e uma consequente resposta hormonal.

Durante a pesquisa, os cientistas examinaram o comportamento de 84 rapazes. Os voluntários recebiam um problema de Sudoku - quebra-cabeças japonês - para solucionar e eram, então, encaminhados a uma sala onde estavam um homem e uma bela mulher. Pouco tempo depois, a mulher deixou a sala. Sozinhos com outro homem, os voluntários não apresentaram quaisquer alterações nos níveis de cortisol. Já quando o homem deixou a sala e os rapazes ficaram sozinhos com a mulher, seus níveis do hormônio ficaram elevados.

"O estudo mostra que o nível de cortisol dos homens aumenta após um rápido contato de cinco minutos com uma mulher jovem e atraente", afirmaram os pesquisadores, em reportagem publicada nesta semana no jornal inglês "Telegraph".

O cortisol é produzido pela glândula suprarrenal quando uma pessoa encontra-se sob estresse físico ou psicológico. A produção acelerada desse hormônio está relacionada a problemas cardíacos. Em pequenas doses, o cortisol pode ter efeito positivo, como um aumento das sensações de alerta e bem-estar. Em níveis mais altos, porém, o hormônio eleva o risco de diabetes, hipertensão, impotência sexual e cardiopatias.

Outros males. Polêmica, a pesquisa espanhola suscita reações diversas nas pessoas, inclusive em Belo Horizonte, onde um comerciante apresentou outros males da boa companhia. Ao ouvir o questionamento da reportagem, Reinaldo Fiuza, 65, dono de uma marmoraria, no bairro Bonfim, região Noroeste, confirmou que mulher bonita pode fazer mal à saúde masculina e brincou para justificar. "Principalmente para o bolso e para a cabeça do homem. Tenho dor de cabeça há 38 anos", disse.

Em seguida, falando sério e baseado na experiência de mais de seis décadas de vida e de um casamento de quase 40 anos, Fiuza afirmou que manter um relacionamento com uma mulher bonita traz, sim, muitos problemas. "Todo homem tem a vaidade de ter uma companheira bonita, mas quando ele a tem não dorme tranquilo, a preocupação com o chifre não deixa", destacou.

Ele lembrou que, quando homens saem com mulheres mais belas, estão sempre correndo o risco de ter que responder a gracejos e ao assédio dos rivais. "Isso é um problema sério. O cara mexe com a mulher e você tem que responder com atitude", afirmou. (Com Vitor Hugo Fonseca)

O que é e como funciona o cortisol
Fisiologia. O cortisol, ou cortisona, é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal quando a pessoa encontra-se em uma situação de estresse. Está na classe dos esteroides chamados de corticosteroides.

Medicamento. Como remédio, o cortisol é usado desde a década de 1950 para tratamento de alergias e asmas, por sua capacidade anti-inflamatória e imunossupressora. Os corticosteróides sintéticos podem ser administrados por via oral e parenteral. Existem muitos remédios à venda com esse princípio ativo.

Contraindicações. Quando em excesso no organismo ou ministrado longos períodos de tempo, o cortisol pode produzir efeitos colaterais, como, por exemplo, o aumento do apetite, aumento do peso ou mesmo anorexia, edema, hematomas, aumento da pressão arterial, fraqueza, cefaleia, acne, insônia e osteoporose.

Cuidados. Pacientes que tomam cortisol devem monitorar eletrólitos, glicemia, pressão arterial, peso, a função renal e, no caso de crianças, o crescimento.





fonte:Otempo

0 comentários: