Related Posts with Thumbnails

25 de abril de 2010

Por que adoramos carros curvilíneos?

Você prefere uma BMW? Mercedes? Ou então um Audi? Segundo cientistas, essa escolha pode ser mais primitiva do que consciente.

Nossos instintos humanos nos levam a preferir carros curvilíneos ou de ângulos mais retos. E os fabricantes, dependendo da época, se concentram em um desses tipos. E, se os psicólogos estiverem certos, a década que começa em 2010 pode ser uma época de carros mais quadradões.

Segundo um estudo da Universidade de Bamberg, na Alemanha, a preferência dos consumidores depende de hábitos humanos. O primeiro é que estamos acostumados a nos afastar de coisas pontudas porque podemos nos machucar (elas nos lembram facas, presas e outros objetos cortantes) - homens também preferem mulheres curvilíneas.

Então porque alguns carros retos fazem sucesso? A resposta é simples: a curiosidade humana por coisas novas. Isso pode aguçar nossa preferência por ângulos retos.

Analisando modelos de carros lançados entre 1950 e 1999, os pesquisadores descobriram que a preferência sempre se altera com o passar de alguns anos, constantemente. Os carros mais arredondados dos anos 50 logo foram substituídos pelo design alongado dos anos 60. Os estilos quadradões voltaram à moda nos anos 80 e nos anos 90 o Beetle foi lançado - não precisa ser um gênio para ver como ele é curvilíneo.

Então, basicamente, funcionamos assim: gostamos das curvas, porque elas nos são seguras. Mas depois de um certo tempo, elas se tornam cansativas e a nossa preferência vai para um design mais agressivo. No entanto, depois de um tempo as curvas se tornam novidade novamente e a sensação de segurança é despertada também. É um ciclo que dificilmente irá acabar.

0 comentários: