Related Posts with Thumbnails

13 de abril de 2010

Dieta na internet conquista pela praticidade

Dieta na internet

Você já fez de tudo para emagrecer e nada? Dieta da sopa, do abacaxi, do tipo sanguíneo, shakes e outros regimes inusitados em nome do peso ideal?

Não se sinta só na guerra contra a balança. Segundo o último levantamento feito pelo IBGE em 2004, num universo de 95,5 milhões de brasileiros com 20 anos ou mais de idade há 3,8 milhões de pessoas (4,0%) com déficit de peso enquanto o número de obesos é de 38,8 milhões (40,6%).

E o problema não para de crescer. Segundo a Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o Brasil apresenta atualmente 47% da população com sobrepeso - diagnosticado quando o paciente tem IMC entre 25 e 30. Em piores condições estão 13% das mulheres e 9% dos homens, com IMC superior a 30 e vítimas de obesidade.

Por trás dos índices, estão o sedentarismo e a má alimentação. "O brasileiro ainda não inseriu a preocupação com a saúde nos hábitos diários e acaba sofrendo os efeitos disso no médio prazo", afirma a nutricionista Cristiane Kovacs, da ABESO. Outro grupo que também preocupa os especialistas é composto pelos pacientes que combatem os quilos extras sem apoio profissional.

Um estudo realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia contou com a participação de 1.500 pessoas, residentes em oito capitais brasileiras: somente 19% fazia algum tipo de dieta e, dentre elas, menos da metade mudou a alimentação com apoio de um médico ou de um nutricionista.

Na maioria das vezes, tudo foi feito sem nenhum tipo de orientação. "Com isso, a obesidade acaba se transformando em um monstro, que parece impossível derrotar. No fundo, as pessoas sofrem por adotarem métodos inadequados para emagrecer", afirma a nutricionista Roberta Stella, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e responsável pelo programa nutricional Dieta e Saúde.

Dieta dos pontos

Sentindo na pele
A dona de casa Liliane Gadelha, 29 anos e 1,58m, conhece de perto esse drama. Ela buscou o programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, quando o ponteiro da balança encostou nos 75 quilos e depois de amargar dietas malucas à base de ovo cozido e café com limão.

Com o apoio da internet, o cardápio sem graça e nada saudável deu espaço para uma dieta balanceada e sem restrições. Em seis meses do programa, ela perdeu 15 quilos e passou para os 60 quilos, sem abrir mão de nenhum alimento. "Ninguém acredita que perdi todos aqueles quilos sem tomar remédio e comendo de tudo. Parece milagre", conta ela. Mas, é claro, para Liliane chegar lá teve muita determinação e suporte.

Por trás do sucesso dos programas de emagrecimento que se sobressaem na internet estão uma dieta equilibrada, o apoio de nutricionistas e serviços personalizados.

"A praticidade de não ter que marcar consulta, poder tirar dúvidas por chats e telefone e a privacidade de poder contar sua história sem se expor tanto são fatores que estimulam alguém a começar uma dieta, porém é preciso cuidado na hora de procurar este tipo de serviço para seguir dietas sérias", afirma a nutricionista Ligia Amparo da Silva Santos, coordenadora da pesquisa Emagrecimento na Internet: Um Estudo Exploratório, da Universidade Federal da Bahia.

Diário da boa forma Outro atrativo da dieta na internet é a possibilidade de contar com ferramentas de apoio para motivar os assinantes dos programas a enxugar medidas.

Calculadoras de calorias, cardápios virtuais, blogs e até contadores de exercícios são algumas das ferramentas que ajudam a pessoa a alcançar o peso desejado. O contador de pontos do Dieta e Saúde, por exemplo, funciona como uma espécie de diário inteligente para contar os pontos da dieta.

A partir dele, cada usuário pode controlar a quantidade de calorias ingeridas no dia e manter-se dentro das metas estipuladas no cardápio. Um levantamento realizado pelo programa entre maio de 2009 e janeiro de 2010 mostrou que quem controla os pontos diariamente, utilizando o diário, emagrece 1 quilo a mais por mês do que quem não controla e chega ao peso ideal, em média, dois meses antes do que aqueles que não usam o método.

"Além disso, usuários que atualizaram apenas uma vez por mês o peso no programa, depois de seguirem a risca o cronograma controlado pelo diário, eliminaram uma média de 0,7 kg. Já, entre os que fizeram de 3 a 5 atualizações, a média foi de 2,1 kg emagrecidos", explica a nutricionista chefe do programa de emagrecimento on line, Dieta e Saúde.

Cardápio balanceado

Da mesma forma, as ferramentas que ajudam a manter a disciplina na hora de praticar exercícios físicos aceleram a perda de peso. "Quem utiliza o contador de pontos dos exercícios todos os dias elimina 5,8 vezes mais quilos em relação a quem não utiliza. É um jeito de deixar a pessoa realmente comprometida com a sua meta", explica Roberta.

Para Bia Moraes, usuária do Dieta e Saúde, o que mais a estimula a continuar seu programa de emagrecimento é o fato de não se sentir refém da dieta:

"A possibilidade de colocar as informações no site, inclusive a perda (ou não) de peso, nos torna mais disciplinados. Se hoje exagero, amanhã posso compensar, isso dá mais ânimo", explica.

A troca de informações que emagrece
Mais uma vantagem oferecida pelas dietas por internet é a troca de informações entre os internautas, por meio de blog, fóruns e comunidades, que os ajudam a tirar dúvidas e a não desanimar para continuar perseguindo as metas. A jornalista Andréa Batista usou o apoiou da internet para emagrecer.

Aos 34 anos, decidiu criar um blog quando saiu de um emprego estressante e viu que estava com 74 kg, 12 acima do ideal: "A ideia era visitar blogs de reeducação alimentar, selecionar histórias e escrever sobre elas", conta. Mas ela se empolgou tanto com os primeiros resultados que criou o Meu Blog Spa (meublogspa.wordpress.com) para ajudar na própria dieta. Com esse espaço, ela aprendeu a se alimentar melhor e conheceu várias pessoas que tinham o mesmo objetivo que ela: perder peso com saúde.

Reduzindo medidas

As vantagens da dieta na internet
Uma pesquisa sobre obesidade e dietas na internet, publicada na revista médica American Jornal of Preventive Medicine, mostra cinco razões que tornam os programas de emagrecimento na internet tão eficazes:

1.Preço baixo: o serviço, em geral, tem um custo, mas é mais baixo quando comparado aos valores de uma consulta médica convencional.

2.Privacidade: o anonimato é uma das principais vantagens oferecidas pelas dietas on line, pois a pessoa não corre o risco de encontrar outras pessoas na sala de espera do consultório e não precisa expor o seu problema a outras, além da nutricionista.

3.Suporte via e-mail, 0800 ou Chat: a opção não está disponível em todos os programas on-line, porém, funciona como um atendimento emergencial, caso o assinante tenha alguma dúvida, criando uma relação de companheirismo e confiança.

4.Comodidade: você pode acessar a página do programa na internet de qualquer cidade e a qualquer hora sem perder muito tempo ou dinheiro.

5.Manutenção do peso depois do final do tratamento: "como reeduca os hábitos alimentares dos usuários em vez de restringir o cardápio, estes programas proporcionam a manutenção do peso alcançado sem grande esforço, evitando o tão temido efeito sanfona", explica Roberta Stella.


0 comentários: