Related Posts with Thumbnails

3 de fevereiro de 2010

Testes com células-tronco podem começar em 2010

Estudos deverão ser feitos com pacientes tetraplégicos

Os primeiros testes com células-tronco em seres humanos estão próximos de acontecer, relata o cientista Stevens Rehen, um dos maiores especialistas do Brasil nesse assunto. Segundo o pesquisador, que trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quem está mais próximo de testar uma terapia usando células-tronco é a empresa Geron, dos EUA, que estuda técnicas para regenerar lesões na medula espinhal.

Na semana passada, um estudo da Universidade Stanford provou que é possível converter células da pele diretamente em neurônios, sem que seja necessário transformá-las antes em células-tronco. O cientista comemora os resultados da pesquisa, mas ressalta que ainda são necessários testes para saber se o procedimento não gera teratomas - tumores que podem aparecer em tecidos humanos gerados com células-tronco.

O pesquisador também alertou para novos dilemas éticos que podem surgir com o avanço das descobertas na sua área.

A empresa norte-americana Geron está tentando há algum tempo fazer testes com células-tronco em humanos para tratar lesões da medula, mas não consegue autorização. "Ainda acho que será o pessoal da Geron, mesmo que irá iniciar os testes. Estive lá em 2008 e o trabalho é interessante. Eles estão tentando se cercar para evitar algum efeito colateral. O que fez o FDA (agência responsável pelo controle de drogas e alimentos nos EUA) segurar essas pesquisas é que alguns animais que receberam essas células apresentaram um cisto no local da injeção. Segundo eles, não tinha característica de um teratoma, mas era um cisto, e isso assusta todo mundo", explica.

Segundo, Stevens Rehen, o primeiro teste com células tronco, provavelmente, será feito com pacientes paraplégicos.

Flash
A Rede Nacional de Terapia Celular é formada por oito grandes laboratórios.

fonte:Otempo

0 comentários: