Related Posts with Thumbnails

16 de fevereiro de 2010

Filmes em 3D podem causar tontura?

Avatar se tornou um épico em pouquíssimo tempo. Mas parece que toda essa revolução cinematográfica tem efeitos colaterais. Muitas pessoas que assistiram Avatar e outros filmes 3D disseram sentir dores de cabeça, náusea, ter a visão borrada e outros sintomas de causado pela visão.

De acordo com estudos o problema é que os filmes em 3D provocam movimentos nos olhos que não seriam naturais. Normalmente, quando um objeto se aproxima de uma pessoa, os olhos respondem de duas maneiras. Eles convergem ou viram-se para acompanhar o objeto (tente você mesmo: estique o braço e olhe para a ponta de seu indicador.

Depois o aproxime até tocar em seu nariz). Enquanto o objeto se aproxima os olhos fazem um processo de adaptação, no qual mudam a forma de nossa retina para conseguir visualizar melhor.Mas um objeto em 3D que sai da tela do cinema causa um conflito ocular.

Os olhos viram para acompanhar o objeto, mas eles também precisam se manter fixos na tela do cinema. Então eles convergem sem se adaptar e esse processo, acontecendo o tempo todo durante um filme longo, pode causar tontura e dores de cabeça.

Não há maneira de prevenir isso. Pessoas que assistiram Avatar várias vezes dizem que facilita olhar para partes desfocadas da tela para não cansar os olhos.

0 comentários: