
O evento será inaugurado nesta quinta em uma sessão prévia pelo executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, e se espera que ele revele algumas das apostas da companhia para este ano. Rumores apontam que na abertura será apresentado oficialmente o novo tablet da Microsoft, segundo indicou nesta quarta o diário The New York Times em artigo. O texto confirmava que um destes computadores, do tamanho de um livro de bolso, seria a estrela do discurso de Ballmer.
Fontes da publicação indicaram que o novo produto será fabricado pela Hewlett-Packard, estará equipado com tela multifuncional sensível ao toque, servirá como livro eletrônico, vai incorporar funções multimídia e poderia estar à venda antes do meio do ano.
Esta será a linha seguida também pela Apple em 2010, mas seu tablet deverá ser revelado no dia 26 de janeiro, em uma apresentação privada em San Francisco, no mesmo fórum onde a empresa apresentou produtos como o iPhone ou suas últimas versões do iPod.
A CES marcaria, assim, a abertura da batalha pelo mercado de tablets, no qual a Microsoft deve largar primeiro e a Apple contra-atacará, aparentemente, com uma versão que será uma espécie de iPhone em grande escala. O tablet da Apple deverá conter características adicionais para exibição de vídeos e leitura de livros e revistas, segundo os analistas do Financial Times.
Alguns blogs tecnológicos apontam também que a Google vai participar desta corrida, e preveem a introdução do sistema operacional Android, a mesma plataforma usada pelo telefone Nexus One, apresentado esta semana pela companhia, em computadores estilo PDA sob as marcas Dell e HTC.
A Microsoft pode anunciar melhorias em seus netbooks ou antecipar alguma informação sobre a comercialização de seu revolucionário Project Natal, ambiciosa proposta de jogos sem joysticks para o console Xbox apresentada na feira E3, em Los Angeles, em junho do ano passado.
Tudo aponta para que os netbooks, grandes destaques do mercado de novas tecnologias em 2009 por sua portabilidade e preço acessível, sigam com destaque em 2010, e a CES servirá para que alguns fabricantes revelem novas propostas. É o caso, por exemplo, da Toshiba, com seu NB300.
Televisões em 3D
Fora do mundo dos computadores pessoais, todos os analistas concordam que atrairá as atenções do mundo a chegada das televisões em três dimensões na CES. O objetivo das empresas é transformar estes protótipos nos presentes do próximo Natal.
Apesar de a indústria eletrônica estar trabalhando nos televisores em 3D durante algum tempo e de já existirem diversos modelos de companhias japonesas, como a Panasonic, o mercado ainda não viu o crescimento desta tecnologia. Dois dos motivos apontados são a falta de conteúdos adequados para ela e os preços elevados.
A ascensão dos filmes em 3D nos cinemas em 2009, cujo maior expoente foi Avatar, de James Cameron, foi o impulso necessário para que o setor levasse a tecnologia às lojas. A cadeia televisiva de esportes ESPN já anunciou que terá um canal em 3D antes da Copa do Mundo da África do Sul, em junho, e é certo que os fabricantes de blu-ray apresentarão oferta de produtos em três dimensões durante a CES.
A feira abrirá as portas do Centro de Convenções de Las Vegas entre a quinta-feira e o domingo. Entre os executivos que marcam presença, além do chefe da Microsoft Steve Ballmer, estão Alan Mulally, presidente da Ford; Olli-Pekka Kallasvuo, presidente da Nokia, e Paul Otellini, presidente da Intel.
fonte:EFE
0 comentários:
Postar um comentário