
Com a era da mídia digital e suas comunidades de relacionamento social, surgiu uma nova modalidade de namoro. Casais que costumavam ver os amigos uns dos outros apenas em festas agora desfrutam de um acesso 24 horas aos confidentes do amado. Isso tudo graças ao Orkut.
O compartilhamento de senhas de e-mail, contas bancárias e sites de relacionamento é a nova tendência na intimidade. E a paquera - seja despretensiosa ou intensa - é maliciosamente inspecionada pelo mundo todo através do Orkut, Twitter e Facebook.
Consequentemente, a ideia do término de relacionamento também está sendo redefinida. Antigamente, os "amantes" podiam usar a tesoura para cortar um ex de uma foto. Hoje, porém, imagens digitais do casal sorridente em seus dias felizes abundam na internet e são difíceis de ser deletadas.
As postagens e os tweets acabam retornando aos ex-parceiros desprezados, graças à conectividade da rede de mídia social. E os términos, desagradáveis e consumados pessoalmente, estão cada vez mais online, uma vez que os detalhes são esmiuçados pelos curiosos.
"Quando você toma a decisão de estar com uma pessoa no ciberespaço, você está firmando um compromisso com a rede de amigos e conhecidos dela", disse Liz Perle, cofundadora da Common Sense Media, grupo sem fins lucrativos que estuda famílias e mídia. "As pessoas estão presas a tantos laços na internet que cortar apenas um deles não consegue romper o relacionamento por completo. Sempre tem mais um".
Comportamento. Um subproduto da revolução digital é que a confiança está recebendo um novo significado.
Segundo o Projeto de Internet e Vida Norte-americana do Centro de Pesquisa Pew, um em cada cinco adolescentes pesquisados compartilha senhas de internet como uma forma de construir um processo de confiança e cativar o romance.
Os adultos também estão tendo um comportamento semelhante. E a mudança das regras de etiqueta digital não afeta apenas as mulheres, mas também os homens. Entretanto, vários homens contactados pela reportagem não quiseram comentar publicamente suas separações.
Vida real. Alguns advogados da vara de família falam que agora têm que lidar com a complexidade da confusão online nos divórcios da vida real. Randall Kessler, advogado de Atlanta, disse que aconselha seus clientes em processo de divórcio a mudar suas senhas, parar de postar em redes de relacionamento, criar um novo endereço de e-mail e salvar ou fazer cópia de tudo o que é postado sobre eles online.
É claro que os usuários controlam o que publicam em suas contas pessoais. Mas o problema é quando fotos, vídeos e comentários são encaminhados ou republicados por amigos em seus perfis ou sites públicos na internet.
"Agora existe um novo conjunto de regras de etiqueta digital que precisamos entender", disse Rainie. "O modo de agir ainda é muito confuso para a maioria das pessoas".
fonte:Otempo
0 comentários:
Postar um comentário