Related Posts with Thumbnails

3 de dezembro de 2009

Mão biônica foi testada com sucesso por cientistas italianos

Paciente pode controlar os movimentos apenas com o pensamento

Uma mão biônica foi conectada com sucesso no italiano Pierpaolo Petruzziello, que teve parte do braço amputado em um acidente de carro.

Ele demonstrou que consegue controlar os movimentos da mão biônica durante coletiva de imprensa realizada ontem, em Roma.

Petruzziello foi conectado ao dispositivo por meio de eletrodos e, segundo cientistas, pôde controlá-lo por impulsos neuronais e, ainda, captar sensações com o membro artificial.

O experimento durou um mês, informou a agência Associated Press. Os especialistas ouvidos pela agência afirmam que se trata da primeira vez em que um amputado foi capaz de fazer movimentos complexos usando a mente para controlar uma mão biomecânica conectada a seu sistema nervoso.

"Quando você pensa que é sua própria mão e antebraço, tudo fica mais fácil", afirmou Petruzziello, que tem 26 anos e vive no Brasil. Além de fazer os movimentos, Petruzziello também teve sensações físicas, como se ainda tivesse sua própria mão original. O projeto da mão biônica levou cinco anos para ficar pronto, custou dois milhões de euros e foi financiado pela União Europeia.

Os cientistas ainda vão testar eletrodos que possam ficar mais tempo no corpo humano.

fonte:Otempo

0 comentários: