Related Posts with Thumbnails

30 de novembro de 2009

Ouvir sons durante o sono pode auxiliar memória, diz estudo

Estudo publicado na revista "Science" foi realizado com 12 voluntários

A ciência nunca deu muito crédito às alegações de que se pode aprender chinês ou francês ao deixar CDs de idiomas tocando durante o sono. Para a maioria dos cientistas, essa tentativa provavelmente vai acordar a pessoa, e não fazer verbos e substantivos entrarem na mente sonolenta.

Mas um novo estudo sobre um tipo diferente de abordagem auditiva durante o sono gera compreensão sobre como o cérebro sonolento funciona, e pode eventualmente ajudar as pessoas estudando idiomas, preparando-se para uma prova ou decorando falas em uma peça.
Cientistas da Universidade Northwestern relataram que tocar sons específicos durante o sono ajudou as pessoas a lembrarem mais o que elas haviam aprendido antes de adormecerem, sendo que suas memórias de fatos individuais foram acentuadas.

Em um estudo publicado na edição online da revista "Science", pesquisadores ensinaram voluntários a movimentarem 50 figuras até seus locais corretos em uma tela de computador. Cada figura estava acompanhada por um som relacionado, como um miado para um gato ou um zumbido para um helicóptero.

Então, 12 voluntários tiraram um cochilo, durante o qual 25 dos sons foram reproduzidos junto com um ruído branco. Quando eles acordaram, nenhum deles percebeu que sons haviam sido tocados ou adivinhou quais foram utilizados. Entretanto, quase todos se lembraram com mais precisão dos locais das figuras associadas aos sons que haviam sido reproduzidos durante o sono. Em contrapartida, eles não se saíram tão bem nas outras 25 figuras.

"Conseguimos dar dicas às pessoas de informações específicas que elas aprenderam", disse Ken Paller, neurocientista cognitivo da Universidade Northwestern. "A ideia é que, durante o sono, a consolidação da memória continua e o ensaio é uma boa forma de fortalecer as lembranças".
Para ele, o estudo mostra que se pode obter informação durante o sono usando o sistema auditivo e que se pode dar dicas ao reproduzir sons específicos de cada episódio do aprendizado. Esse estudo sustenta a teoria de que o sono permite que o cérebro processe e consolide as memórias.

Um estudo de 2007 revelou que as pessoas que recebiam um sopro com aroma de rosa enquanto aprendiam uma tarefa lembravam-se melhor dessa atividade quando também inalavam odor de rosa durante o sono.

Cortisol. O sono precário desequilibra produção do hormônio do estresse, o cortisol, que se mantém alto no dia seguinte, prejudicando os reflexos e a aprendizagem.

Fases do sono
- O sono é dividido em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e Não REM.
- O estado Não REM corresponde a 75% do período do sono, dividido em quatro estágios:
Estágio 1: fase de sonolência.
Estágio 2: a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai.
Estágio 3: sono com profundidade média.
Estágio 4: o sono é muito profundo.

fonte:Otempo

0 comentários: