Related Posts with Thumbnails

23 de novembro de 2009

Implante coclear é opção para criança totalmente surda

"Ouvido biônico" é alternativa quando o aparelho auditivo não é suficiente

Denver, EUA. Um número cada vez maior de bebês surdos nos Estados Unidos está recebendo implantes cocleares logo após seu primeiro aniversário. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA autorizou a cirurgia em crianças a partir de 12 meses.

Para os pais, o segundo no qual os filhos começam a ouvir é quase indescritível. E para as crianças, especialmente para as que receberam os implantes na época que os bebês que ouvem começam a andar, a situação costuma ser apavorante. Entretanto, o implante oferece a chance delas crescerem com a fala normal, até mesmo com potencial para tocar piano.

"Conseguir dar a uma criança o dom da audição e abrir um novo mundo para ela é muito gratificante", disse a cirurgiã Patricia Yoon. "Vemos elas se virando para o rumo do som pela primeira vez na vida. É uma coisa inacreditável de se testemunhar".

As pessoas com os implantes cocleares, que foram aprovados para crianças de 1 ano em 2002, não ouvem a mesma variação ampla de frequência que uma pessoa com audição perfeita. A criança começa ouvindo zunidos metálicos e bipes. De poucos em poucos dias, o fonoaudiólogo aumenta a frequência.

"No início, chamar o nome ou balançar um chocalho tem o mesmo som", disse a fonoaudióloga Jennifer Kolb. "A criança vai precisar ouvir o papai chamar e vê-lo, para que ela possa mapear seu cérebro".

Algumas crianças riem ou observam, estupefatas, quando Jennifer liga o som pela primeira vez. A maioria chora.

"Não há como dizermos a elas o que está por vir", disse ela. "O som vai do nada ao tudo em poucos segundos".

Os cirurgiões do Hospital Infantil de Denver colocaram 28 implantes cocleares neste ano, o dobro do ano passado.

Controvérsia. Os implantes cocleares são polêmicos na comunidade dos surdos. Nem todos os pais querem que seus filhos tenham implantes, mas essa tem se mostrado a única opção para muitas famílias.

Para auxiliar os pais na decisão, o Hospital de Denver tem uma equipe que inclui a consultora familiar Stephanie Olson, que é surda e recebeu um implante coclear há três anos. Ter uma consultora surda, cujo implante fica escondido sob seu cabelo, acalma os pais .

"É tranquilizador para as famílias. As esperanças e os sonhos ainda estão presentes", disse Stephanie. "O filho desses pais ainda poderá fazer o que eles sonhavam para ele"

fonte:Otempo

0 comentários: