Related Posts with Thumbnails

27 de novembro de 2009

Dispositivo anticelular ajuda a garantir segurança ao volante

Ideia é "vetar" o uso do telefone até mesmo pelos mais aficcionados


Nova York, EUA. O telefone celular de Dede Haskin é seu companheiro constante há mais de uma década. E ela sempre se considerou uma motorista cuidadosa - mesmo utilizando um kit viva-voz veicular para manter as duas mãos no volante.

Mas, após perder várias saídas de estrada por estar distraída em uma ligação telefônica, ela decidiu que era hora de pegar pesado consigo mesma. E assinou o ZoomSafer, serviço gratuito que usa os sensores de GPS do telefone para determinar se o motorista está se deslocando a velocidades de tráfego automotivo. Se esse for o caso, o serviço desativa o telefone até o carro ser encostado.

"Eu realmente adoro meu celular", disse Dede, que é presidente de uma empresa de softwares em Washington. "Mas sei que não estou dirigindo com segurança se estiver usando o telefone ao volante".

É claro que existe uma opção simples e também gratuita para limitar o uso do telefone ao volante: a tecla "desligar". Mas ir a esse extremo é tarefa difícil para os cidadãos que se viciaram nos seus aparelhos. Portanto, as empresas tecnológicas estão tentando solucionar um problema causado pela tecnologia com mais tecnologia.

Entretanto, as soluções refletem respostas diferentes a uma questão simples: quanto se pode confiar nos motoristas? Um grupo de empresas alega que algumas pessoas sabem que não conseguem se controlar e, portanto, querem um serviço para desativar automaticamente seus celulares quando estiverem em um carro em movimento.

Outras empresas, porém, dizem que o hábito de se falar ao telefone pode ser tornado mais seguro com tecnologia do viva-voz. A Ford e a Microsoft, por exemplo, estão vendendo sistemas que contam com comando por voz para discar nos telefones.

Os dispositivos de viva-voz são muito mais populares. Mas é justamente a tecnologia para se desligar o aparelho que vem interessando as grandes empresas seguradoras. A preocupação vem porque alguns estudos mostram que falar ao telefone enquanto se dirige é perigoso, mesmo se o motorista usar fone de ouvido e estiver com as duas mãos ao volante. Uma seguradora já disse que oferecerá descontos aos clientes que usarem um serviço de bloqueio de chamadas.

Várias empresas como a ZoomSafer, a Aegis Mobility e a obdEdge empregam sistemas que colocam restrições sobre os telefones baseados em sinais de GPS, dados do próprio carro ou torres próximas. Qualquer chamada que chega é redirecionada para uma caixa postal ou de uma mensagem explicando que o motorista está dirigindo. Exceções podem ser feitas para certos números. E os passageiros do carro - que não precisam abrir mão do celular - têm a opção de desativar o sistema.

fonte:Otempo

0 comentários: