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31 de outubro de 2009

Limpeza estimula um comportamento mais ético

Um estudo publicado por Katie Liljenquist (foto), professora adjunta de liderança organizacional da Brigham Young University, sugere que as pessoas são inconscientemente mais justas e generosas quando estão em um ambiente com cheiro de limpeza.

A pesquisa, realizada em parceria com Chen-BO Zhong, da Universidade de Toronto, no Canadá, e Adam Galinsky, da Escola de Administração Kellogg, encontrou uma melhoria dramática no comportamento ético com apenas algumas borrifadas de Windex de aroma cítrico, um produto de limpeza muito popular nos EUA e no Canadá, similar ao Veja limpa vidros no Brasil.

Os cientistas veem implicações para os locais de trabalho, lojas e outras organizações que têm confiado na medida tradicional de fiscalização e de segurança para fazer cumprir as regras. “As empresas empregam frequentemente intervenções pesadas para regular a conduta, de forma cara ou até opressiva.”, disse Liljenquist, cujo escritório tem um cheiro acima da média. “Esta (cheiro bom no local de trabalho) é uma maneira muito simples e discreta de promover o comportamento ético”, completa.

Ela brinca que talvez os resultados pudessem ser aplicados em casa também, de modo que, se as crianças limpassem seus quartos, tornariam também seus atos mais limpos.

A investigação, intitulado de “O cheiro da virtude”, foi extraordinariamente simples e conclusiva. Os participantes se ocuparam em diversas tarefas; a única diferença é que alguns trabalharam em quartos sem aroma enquanto os outros o fizeram em quartos em que havia sido borrifado o Windex. Todos os participantes afirmaram que não observaram o perfume no quarto.

A primeira experiência realizada buscava avaliar se em ambientes limpos as pessoas buscariam a reciprocidade. Os participantes receberam $12 de um colega anônimo de outro quarto. Eles teriam de decidir quanto eles utilizariam para si e quanto enviariam para seus parceiros de volta, que confiaram este dinheiro para ser usado de forma justa. Enquanto que a média devolvida para os colegas do quarto comum era de $2,81, os participantes do quarto com cheiro de limpeza devolveram uma média de $5,33.

Já a segunda experiência buscou avaliar o comportamento de caridade. Eles teriam que indicar se estavam interessados em doar fundos a um projeto de serviço humanitário.

Os participantes examinados no quarto em que foi utilizado o Windex estavam mais interessados em oferecer algo (4,21 em uma escala de 7 pontos) do que aqueles do quarto comum (3,29). Dos participantes do quarto com Windex, 22% disseram que gostariam de doar o dinheiro, comparado a somente 6% daqueles que estavam no outro quarto.

“Basicamente, nosso estudo mostra que a moralidade e a limpeza podem andar lado a lado,” disse Galinsky, da escola de Kellogg. “Os pesquisadores sabem há anos que os aromas têm um papel ativo em renovar experiências positivas ou negativas. Agora, nossa pesquisa pode oferecer maior percepção a respeito da ligação entre as ações caridosas das pessoas e o ambiente ao seu redor”, afirma.

fonte:HypeScience.com

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