Pode chegar ao mercado europeu ainda este mês uma nova versão da pílula do dia seguinte, que pode ser tomada até cinco dias após uma relação sexual.O novo método contraceptivo de urgência do laboratório HRA Pharma - que já comercializa a pílula Norlevo, usada entre 12 e 72 horas após a relação - será apresentado durante o Congresso da Sociedade Europeia de Ginecologia que começa quinta-feira em Roma.
"A EllaOne, fabricada com uma nova molécula - a ulipristal - nunca comercializada antes, só poderá ser comprada com receita médica", adiantou à agência France-Presse Erin Gainer, presidente da HRA Pharma, laboratório com sede na França.
O medicamento, que impede a ovulação, obteve autorização europeia para entrar no mercado em maio deste ano. Contudo, foi determinado que seria necessária a aprovação da Agência Europeia de Medicamento (Emea) para seu plano de vigilância após comercialização.
A agência deve se pronunciar em 24 de setembro sobre o "plano de gestão de risco", instituído para as novas moléculas. "Este plano impõe principalmente a criação de um registro do acompanhamento das gestações potencialmente expostas a esta nova molécula", explicou Fabienne Bartoli, diretor adjunto da agência do medicamento francesa (Afssaps).
Caso o plano seja aprovado, o contraceptivo passa a ser comercializado ainda em setembro, sem esperar o acordo para o reembolso pela segurança social na França. Segundo Erin Gainer, os seguros de saúde particulares já receberam um dossiê solicitando reembolso para esta pílula, na maioria dos países europeus.
O medicamento deve custar entre 7,50 e 30 euros, dependendo do país, e tem eficácia de 120 horas (cinco dias), ou seja, a duração de vida dos espermatozoides. Segundo o estudo principal, com 1.241 mulheres, o EllaOne e]vitou cerca de 60% das gestações esperadas.
fonte:agência France-Presse






0 comentários:
Postar um comentário