Related Posts with Thumbnails

10 de setembro de 2009

Malária procedente de macacos ameaça os humanos

Os pesquisadores, financiados pela fundação britânica Wellcome Trust, conseguiram determinar as principais características clínicas da nova doença

Uma nova forma de malária, potencialmente fatal para os humanos e que tem origem em macacos, foi clinicamente confirmada por uma equipe de pesquisadores da Malásia, revela a edição de quarta-feira da revista "Clinical Infectious Diseases".

Os pesquisadores, financiados pela fundação britânica Wellcome Trust, conseguiram determinar as principais características clínicas da nova doença, o que permitirá diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficientes.

O estudo concluiu que o parasita P. knowlesi, que afeta certas espécies de macacos nas selvas tropicais do sudeste asiático, é de fato muito presente entre a população humana na mesma região.

Dados epidemiológicos de países vizinhos à Malásia revelam que o parasita é a quinta causa de malária em humanos.

O trabalho, conduzido pela Universidade de Sarawak, na Malásia, estabeleceu que o "parasita P. knowlesi pode ser facilmente confundido com outro parasita responsável pela malária, chamado de P. malariae, porque são muito parecidos no microscópio", explicou o professor Balbir Singh.

"Mas o P. malariae provoca formas benignas (...) enquanto o P. knowlesi se reproduz a cada 24 horas no sangue, o que torna a infecção potencialmente mortal", disse Singh.

Diante disto, o diagnóstico precoce e um tratamento apropriado são essenciais.

A pesquisa foi realizada entre julho de 2006 e janeiro de 2008, com um grupo de 150 pacientes do hospital Kapit de Sarawak.

fonte:AFP

0 comentários: