Related Posts with Thumbnails

22 de agosto de 2009

Recebemos melhor insultos quando estamos deitados

Uma pesquisa mostrou que aqueles que recebem insultos pessoais quando estão em pé exibem uma atividade cerebral ligada ao ataque, e isso desaparece quando os mesmos insultos são recebidos quando estão deitados.

O cientista cognitivo, Eddie Harmon-Jones que coordena o estudo na Universidade Texas A&M disse que em pé a pessoa está pronta para atacar. "Talvez em estado de repouso você fique mais calmo", explica.

Os voluntários do estudo não foram avisados que estavam participando de um exercício sobre a raiva. Os pesquisadores os convidaram para falar sobre algo com que eles não concordavam tais como aborto, fumar em lugar público e escrever um breve texto. Eles foram colocados em uma máquina que mede a atividade cerebral e lhes foi dito que na sala ao lado alguém iria avaliar o texto.

Os estudantes escolhidos para o estudo ouviram uma gravação criticando a inteligência, a dignidade e a habilidade lógica dos ensaios. Os voluntários que ouviram esses insultos quando estavam em repouso ficaram tão zangados como os que estavam em pé.

Entretanto, as medições mostraram que a atividade cerebral dos que estavam em pé estava muito próxima da raiva e do desejo de retaliação. Aqueles que estavam em repouso quando receberam os insultos não mostraram a mesma reação cerebral de raiva. Agora, os cientistas acreditam que estar em repouso pode afetar como cérebro manuseia outras emoções como o desejo e a felicidade.

Para Peter Bandettini, que trabalha com imagens do cérebro no National Institute of Mental Health em Bethesda, Maryland, diz que nunca lhe ocorreu que a posição do corpo poderia influenciar o comportamento ou a atividade dos neurônios em um contexto de agressão. "Eu penso que isto é algo especifico para fatos como agressão ou raiva", completa.

A pesquisa foi publicada na última edição da revista Psychological Science


fonte:HypeScience.com

0 comentários: