Related Posts with Thumbnails

2 de agosto de 2009

Proteja seu filho do consumismo

Seu filho sempre pede tudo que vê na TV e que os amigos têm? Saiba como ensiná-lo a lidar com dinheiro de acordo com a idade

"Mãe, eu quero!"

Mais uma boneca, aparelho de MP3, celular moderno, roupa da moda, brinquedo novo que acabou de passar no intervalo comercial... As crianças querem tudo! Fica difícil conter tantos pedidos - ainda mais por causa de justificativas como "todos os meus amigos têm".
Cabe a você a dura tarefa de dizer não. Afinal, realmente não dá para comprar tudo que eles querem! É complicado negar o pedido de um filho, principalmente quando ele se comporta bem, tira boas notas na escola e é carinhoso. Porém, é necessário impor limites a um consumismo tão desenfreado.
"Os pais precisam dizer não", alerta Laís Pereira, psicóloga do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. Segundo ela, as crianças fazem tanta pressão que influenciam 4 de cada 5 compras de uma casa. Se seu filho não para de pedir, pedir, pedir, você pode negar com jeitinho. Assim, você o educa para que ele não se transforme em um consumista compulsivo. Veja como:
Regras de ouro para não estimular o consumismo

1. Não tenha medo de dizer não
Diga que não é possível comprar tudo e deixe claro que a compra deve estar relacionada à necessidade de ter alguma coisa.

2. Seja um exemplo
Seu filho observa seu comportamento. Não seja consumista: evite o exagero.

3. Faça um acordo antes de ir às compras
Quando for ao shopping, explique que vocês estão indo para passear ou comprar algo necessário. O presente fica para o aniversário ou o Natal. Se ele insistir, diga: "Lembra? Combinamos em casa!".

4. Evite levá-lo com fome ao supermercado
As embalagens dos produtos já chamam atenção naturalmente, o que dizer então se estivermos com fome? Para se prevenir de sustos quando chegar ao caixa, comam bem antes de sair de casa.

5. Não dê presentes para compensar sua ausência
Você se sente culpada por ficar longe dos filhos? É normal, mas não tente compensar com presentes. Curtam o pouco tempo juntos com qualidade.

6. Controle o tempo em frente à TV
Estipule o número de horas que seu filho gasta assistindo televisão. "A criança deve assistir TV, no máximo, duas horas por dia", aconselha a psicóloga Laís Pereira.

7. Cobre da escola
Veja o que a escola do seu filho faz para evitar a competição entre as crianças. Não adianta ensinar o seu filho se os amiguinhos competem para saber quem tem o melhor brinquedo, o celular mais novo etc.
A partir dos 2 anos - lidando com o dinheiro

A criança começa a pedir coisas e percebe a função do dinheiro.

O QUE FAZER - Deixe-a pagar contas pequenas, como a da padaria. Ela pode receber o troco, mas não pode ficar com ele.

POR QUÊ - Ela compreende que é muito importante não desperdiçar dinheiro.
Entre 3 e 5 anos - lidando com o dinheiro

Ela começa a gostar de dinheiro. Costuma dar mais importância à quantidade de moedas do que ao valor delas.

O QUE FAZER - Mostre a diferença entre moedas e cédulas. Chame-a para elaborar a lista de supermercado e checá-la depois.

POR QUÊ - Ela associa o que é barato ou caro e entende que nem sempre o dinheiro compra tudo.
Entre 6 e 10 anos - lidando com o dinheiro

Se tiver noção de preço, já pode controlar pequenos gastos.

O QUE FAZER -Dê à criança uns R$ 5 por semana. Oriente-a a usar o dinheiro.

POR QUÊ - Ajuda a planejar gastos e usar o dinheiro com o que quer.

A partir dos 11 anos - lidando com o dinheiro

Já percebe que se não gastar dinheiro com besteiras, pode guardar para comprar algo melhor.

O QUE FAZER - Dê ao adolescente uma mesada e ensine-o a economizar.

POR QUÊ - Só assim seu filho aprenderá as noções de como poupar e perceberá que é preciso se sacrificar para ter algo mais caro.

fonte:Mdemulher

0 comentários: