Related Posts with Thumbnails

24 de agosto de 2009

Maconha se mostra eficaz contra o câncer de próstata

A erva canábica têm o efeito de bloquear o crescimento de células tumorais da próstata

O câncer prostático é apelidado de “killer” dos homens. Muitos homens fogem do exame do toque retal, que não é substituído pelo exame laboratorial conhecido por “PSA”: os dois são complementares.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Alcalá, de Madri, na Espanha, demonstrou que duas substâncias químicas presentes na erva canábica têm o efeito de bloquear o crescimento de células tumorais da próstata.

Dois canabinóides foram estudados pelos espanhóis da Universidade de Alcalá, o “metanandamida” e o “Jwh-15”. Pelos resultados anunciados, eles atuam contra o tumor de modo a “bloquear um receptor sobre a superfície das células neoplásticas, impedindo a multiplicação”.

A pesquisadora Inés Díaz, em matéria publicada no British Journal of Cancer, informou haver realizado testes com ratos e constatado uma significativa redução da progressão tumoral.

Inés Díaz explicou que os resultados não são definitivos e ainda serão necessários alguns anos para serem aplicados testes em homens.

Para a diretora da revista Cancer Research UK, Lesley Walker, ainda não é o caso de os homens começarem a fumar maconha para reduzir a progressão de tumor de próstata.

PANO RÁPIDO. O estudo realizado pela Universidade de Alcalá, de Madri, é o primeiro a demonstrar as propriedades dos dois canabinóides supracitados.

Como se nota, o uso da maconha para fins terapêuticos se alarga, apesar da resistência dos adeptos de políticas proibicionistas, como era o caso do ex-presidente George W. Bush: ele foi à Suprema Corte para que declarasse inconstitucional lei estadual que permitia o consumo médico-terapêutico da maconha.

fonte:Semfronteiras

0 comentários: