Related Posts with Thumbnails

19 de agosto de 2009

Estudos tentam descobrir se cafeína causa dor de cabeça

Beber café é bom ou ruim para a dor de cabeça? A resposta para a pergunta não é nada simples, mas uma pesquisa recente afirma que pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína diariamente têm maiores chances de sofrer dores de cabeça ocasionais do que as que não consomem a substância.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que um baixo consumo de cafeína pode ser ligado a uma maior probabilidade de dores de cabeça crônicas - definidas no estudo como aquelas que duram mais de 14 dias por mês. Além disso, a cafeína é um ingrediente comum em analgésicos para dor de cabeça.

Knut Hagen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, realizou a pesquisa com 50.483 pessoas que responderam a um questionário entre 1995 a 1997. Apesar da abrangência da pesquisa, os estudiosos ainda não sabem exatamente o porquê da associação entre a cafeína e a prevenção ou a causa das dores em algumas pessoas.

Beber ou não beber?

As pesquisas que relacionam o consumo de cafeína a dores de cabeça, entretanto, não oferecem alívio àqueles que sofrem do problema. Afinal, é melhor continuar tomando o cafezinho ou não?

A verdade é que ninguém sabe. Alguns estudos mostram uma relação forte entre o consumo de cafeína e dores de cabeça crônicas e enxaquecas, enquanto outros não encontram tal relação. O estudo norueguês é importante pois foi feito em larga escala, com uma população variada - o problema é que a dor de cabeça não escolhe suas "vítimas" assim.

Por exemplo, a frequência da dor de cabeça comum foi 18% maior nas pessoas que consumiam mais de 500mg de cafeína por dia, quando comparadas com aquelas que consomem apenas 125mg. Porém, será que isso significa que a cafeína causa as dores de cabeça ou simplesmente que as pessoas que têm mais tendências para sofrer disso bebem cafeína para melhorar? Os próprios pesquisadores afirmam que não é possível descobrir isso.

Mais difícil ainda, para eles, é explicar por que a dor de cabeça crônica é menos comum entre os indivíduos com consumo moderado ou alto. Uma possibilidade é que a substância ajude a tornar a dor crônica em uma dor menos frequente.

Embora ainda seja impossível determinar ao certo qual é o melhor caminho para aqueles que sofrem de dores de cabeça, Knut Hagen disse que as pessoas deveriam considerar a possibilidade de diminuir o consumo de café e outras bebidas cafeínadas se elas sofrem de dores de cabeça, pois isso pode ser parte da causa do problema.


fonte: HypeScience.com

0 comentários: