Related Posts with Thumbnails

22 de agosto de 2009

Causas da infertilidade masculina

Dentre os problemas que afetam a saúde do homem está a infertilidade. Apesar da evolução comportamental do ser humano, este assunto ainda é visto como um tabu entre o público masculino.

"Antes se achava que somente a mulher poderia ser estéril e isentava-se a parte masculina desta questão, mas isso tem evoluído e o homem também precisa ficar atento e realizar exames, quando o casal tem dificuldades de gerar um bebê", avalia o urologista Oskar Kaufmann. A infertilidade masculina tem causas orgânicas e externas, que podem deixar o homem infértil temporariamente.

Para o homem ser considerado infértil, a análise do sêmen ou espermograma deve informar diversos fatores não só o volume. É preciso ver a concentração de espermatozóides (maior que 20 milhões/ml), o pH, o número total de espermatozóides ejaculados, a mobilidade e morfologia. Será a análise de todos esses dados que revelarão se o homem é ou não fértil.

Pesquisadores têm investigado o uso de células-tronco de espermatozóides para tratar a infertilidade. A pesquisa ainda está nos estágios iniciais. Em 2004, pesquisadores anunciaram que conseguiram células progenitoras em laboratório.

Esses tipos de células poderiam, potencialmente, se desenvolver em células de espermatozóides capazes de fecundar um óvulo. Essa descoberta foi um importante passo para avançar nos tratamentos de infertilidade com base em células tronco.

0 comentários: