Related Posts with Thumbnails

22 de maio de 2009

Répteis ameaçam desaparecer na Europa

"Mais da metade dos répteis (59%) e cerca da metade (42%) dos anfíbios da Europa estão em declínio e mais ameaçados que os pássaros e mamíferos"


Os répteis e as rãs estão em perigo na Europa, porque nada vem sendo feito para impedir a destruição de seus hábitats, lamentou nesta quarta-feira a Comissão Europeia. "Mais da metade dos répteis (59%) e cerca da metade (42%) dos anfíbios da Europa estão em declínio e mais ameaçados que os pássaros e mamíferos", alarmou-se o comissário do Meio Ambiente, Stavros Dimas, em comunicado. A Europa abriga 151 espécies de répteis e 85 espécies de anfíbios, algumas delas únicas.

Seis espécies de répteis, notadamente o lagarto de Tenerife e o das muralhas das Ilhas Eólias assim como as rãs dos Cárpatos e o tritão de Montseny são classificados como espécies em perigo crítico de extinção. Outros, como o sapo de barriga amarela dos Apeninos estão em perigo.

Os Tritões e as Salamandras pertencem à classe dos anfíbios, uma palavra de origem grega que significa "vida dupla" - uma referência às fases aquática e terrestre que se alternam ao longo do seu ciclo de vida.

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a viverem fora d'água e representam uma evolução extremamente importante para a biodiversidade dos ecossistemas terrestres. No entanto, ainda dependem dos ambientes aquáticos para a reprodução.

Respiram pelos pulmões e através da pele, pelo que esta precisa estar permanentemente úmida e viscosa. Por isso vivem dentro da água ou em ambientes úmidos e muitos deles têm costumes noturnos.

fonte:Efe

0 comentários: