Related Posts with Thumbnails

26 de outubro de 2010

Qual é a sua idade interior? Faça o exame e descubra...

Teste faz sucesso na web ao mostrar atitudes saudáveis para toda a vida
Não é só a data de nascimento que determina a idade de uma pessoa. O modo como cada um leva a vida pode fazer com que fique mais velho ou mais novo. Parece estranho, mas a "idade interior" é reflexo de questões como hábitos alimentares e prática de exercícios físicos.

A coisa é tão séria que um plano de saúde privado formulou um teste virtual que ajuda os internautas a calcularem exatamente quantos anos têm, levando em conta esses critérios. O sucesso foi imediato. Do dia 13 de outubro, quando foi criado, até hoje quase 200 mil pessoas já fizeram essa conta.

O teste calcula a idade interior levando-se em consideração hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, dentre outros critérios. Cada resposta tem um peso determinado previamente por uma equipe médica. Portanto, o internauta perde ou ganha anos de vida a cada resposta dada. Na pergunta relacionada à frequência de consumo de alimentos gordurosos, por exemplo, quem responder duas ou mais vezes por dia ganha um ano. Quem o faz somente uma vez ao dia ganha meio ano. Os que comem raramente perdem um ano e os que nunca o fazem perdem um e meio na conta.

De acordo com o gerente da Unimed Rio, empresa formuladora do teste, Stephan Younes, além de promover a marca, o objetivo era chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidar da saúde. "Com esse aplicativo, as pessoas acabam refletindo como têm levado o dia-a-dia. De forma divertida, elas acabam descobrindo se estão vivendo adequadamente para a promoção da própria saúde ou não", conta.

Exemplo. A estilista Luciana Couto decidiu fazer a avaliação e não saiu satisfeita. Ela achava que tinha 26 anos, mas descobriu que é 7 anos mais velha. "Eu fiquei arrasada com o resultado", diz. A ex-modelo acredita que a falta de tempo para praticar exercícios físicos, o fato de comer muito rápido, adorar doces e dormir menos de seis horas por dia sejam fatores que pesaram para o resultado negativo.

E para deixar Luciana ainda mais triste, o pai dela, que tem 28 anos a mais e vive uma vida sedentária, envelheceu apenas 4 anos com o teste.

A nutricionista e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Aline Cristina Souza Lopes explica que, apesar de parecer ser brincadeira, o teste reflete sobre algo real. "O que eles querem nos mostrar com esse resultado é que, se você é mais saudável, acaba sendo mais jovem e vivendo mais", diz.

A nutricionista dá algumas dicas para os que querem se manter mais jovens. "Temos várias coisas que podemos fazer para ficarmos saudáveis. Uma delas é o consumo de frutas e hortaliças diariamente. Além disso, é necessária a ingestão de aproximadamente dois litros de água por dia. E com relação à alimentação, o ideal é que tenhamos pelo menos de cinco a seis refeições diárias, que seriam café, almoço, jantar e lanches nos intervalos", recomenda.

O professor de educação física da UFMG e doutor em psicologia do esporte, Dietmar Samulski, explica que não basta comer bem para manter a saúde. É preciso se mexer para isso. "Existem pesquisas mostrando que pessoas que praticam atividades físicas e aeróbicas de três a cinco vezes por semana têm uma capacidade física bem melhor. Alguém de 50 anos que se exercita tem uma capacidade maior que alguém de 30 que não faz. O ideal é que pratiquemos exercícios pelo menos três vezes na semana por ao menos 40 minutos", explica.

fonte:Otempo

0 comentários: