Ser mimado com carinhos pela mãe torna a criança capaz de agüentar situações estressantes e difíceis na vida adulta. Pelo menos é o que afirma uma nova pesquisa, que recomenda beijos, abraços e brincadeiras para todas as crianças.
O estudo, feito pela médica Joanna Maselko, em Rhode Island, nos Estados Unidos, analisou mais de 500 pessoas (que foram acompanhadas na infância e, depois, na idade adulta). Os resultados mostram que um laço forte entre mães e filhos pode ser de suma importância.
No estudo, psicólogos analisaram a interação entre mães e seus bebês de oito meses durante um exame de rotina do bebê. Eles julgaram as respostas das mães aos sinais e às necessidades das crianças.
Depois de 30 anos, as "crianças" foram analisadas novamente e responderam um questionário sobre seu bem estar e confiança. Os resultados mostraram que aqueles que tinham uma boa conexão com suas mães quando bebês lidavam com situações estressantes de forma muito melhor.
No entanto os pesquisadores acrescentam que apesar de ajudar na confiança e na ansiedade, os carinhos maternos não influem em outros fatores, como desempenho na escola ou na personalidade dos filhos.
E para tudo há um limite. Se a mãe for "coruja" demais, especialmente quando a criança fica um pouco mais velha, pode causar situações embaraçosas e acabar afastando o filho de si.
fonte:hypescience.com
27 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário