
Raul Rojas, pesquisador de inteligência artificial da Universidade Livre de Berlim disse que a tecnologia monitora o movimento ocular do motorista e vira o carro na direção em que ele está olhando.
O carro adaptado foi um Dodge Caravan que, no teste em uma pista abandonada, parecia estar sendo dirigido por um fantasma, já que o motorista não tocava no volante. A engenhoca se chama EyeDriver e permite que o carro ande com uma velocidade de até 50 km por hora.
Rojas disse que o próximo passo é aumentar a velocidade da máquina. Mas por enquanto os exercícios de demonstração são simples. O carro precisa seguir um outro veículo ou um pedestre. Vale a pena ressaltar que para o carro dar a ré o motorista só precisa olhar para o retrovisor.
No entanto algumas questões ainda levantam dúvidas: e se você olhar rapidamente para uma menina que está andando na rua? O carro vai na direção dela e atropela a coitada? E o que acontece se você olha para o banco do passageiro para conversar rapidamente com alguém?
Segundo os cientistas o carro vem equipado com um GPS, câmeras e lasers, e tem a habilidade de "se dirigir" caso o seu piloto fique distraído.
Para demonstrar como o carro é preciso o próprio Rojas pulou na frente do veículo inesperadamente durante os testes e o veículo parou imediatamente - as câmeras detectaram o obstáculo. Mas você arriscaria se jogar na frente de um negócio desses?
0 comentários:
Postar um comentário