Related Posts with Thumbnails

30 de janeiro de 2010

Convivência com ex-parceiro se torna cada dia mais comum

Redes sociais são mais uma forma de aproximação entre os "ex"

Anos atrás, as regras sobre o término de um relacionamento eram bem claras. Falar que acabou queria dizer que acabou mesmo. Em geral, isso significava não conversar ou interagir com o ex, a menos que vocês estivessem ligados por filhos, trabalho ou pensão. Hoje, não é mais assim.

Para começo de conversa, agora é politicamente correto manter contato. "A pessoa que diz que não pode ser amigo do ex agora é vista como retrógrada ou insegura", escreveram Heather Belle e Michelle Fiordaliso, autoras de "Everything You Always Wanted to Know About Ex" (Tudo o Que Você Sempre Quis Saber sobre os Ex). "E você está realmente por fora se você não conseguir lidar com a ex do seu namorado".

Como as pessoas estão se casando mais tarde, isso significa que elas tipicamente tiveram vários relacionamentos e términos antes de chegarem ao altar. Além disso, metade dos casamentos acaba em divórcio, e existem muitos ex à solta. Hoje, é muito mais fácil manter contato através de sites de relacionamento social, telefones celulares e e-mail.

E também é possível encontrar um ex por acaso em uma festa. Foi assim que um casal divorciado começou a reatar seu relacionamento no filme "Simplesmente Complicado", estrelando Meryl Streep e Alec Baldwin. Eles retratam um homem e uma mulher que foram casados por 19 anos e estavam divorciados há uma década quando começaram a se encontrar novamente.

Usuários do Facebook certamente riram em silêncio ao ouvirem o título do filme. Relacionamento "complicado" é uma das formas que os usuários usam para descrever sua situação afetiva atual, além de "solteiro", "noivo", "casado" e "em um relacionamento". Mas a verdade é que essa tecnologia tornou o namoro tão público que as fronteiras não são mais tão definidas.

Brigas nos recados (scraps) ou em bate-papos entre ex-namoradas aborrecidas ou ficantes insatisfeitas é um grande entretenimento em sites de relacionamento ou fóruns de namoro como o singlesnet.com. Ex-namoradas de cinco, dez ou até 20 anos atrás "follow" (seguem) ou adicionam antigos amores "como amigo" para retomar o contato. Para encontrar as pessoas, o Google é o melhor amigo do cibercaçador (a). Por todos esses motivos, explica Belle, lidar com fator do ex é uma questão cultural dos namoros da atualidade. "As pessoas estão tendo um aperitivo dos seus ex e atendendo algumas das suas necessidades através das mensagens de texto e tweets, sem mesmo se mostrarem disponíveis para uma refeição de verdade", disse a autora.

"O mundo do ex é muito mais dinâmico e tóxico hoje do que era dez anos atrás. Você pode virar amigo no Facebook, mandar e-mail para alguém secretamente e ter infidelidades emocionais com uma pessoa do passado sem mesmo estar presente em sua vida cotidiana", diz Heather Bell.

Diante do "ex"
- Se você ainda tem algum sentimento
o segredo é ser agradável e sedutor. Fale de coisas agradáveis e relembre momentos bons que viveram juntos. Não crie expectativas falsas.

- Se não ficou nenhum sentimento ou ressentimento entre vocês, não tem porque evitá-lo. Eis aqui uma boa oportunidade de deixar as diferenças de lado e quem sabe fazer um amigo. Seja sincero e deixe rolar a conversa. O fato é que não se pode ignorar que aquela pessoa já fez parte de sua vida.

fonte:Otempo

0 comentários: