Isso será possível porque, quando alguém perde os movimentos do corpo, o cérebro continua enviando sinais durante as tentativas do paciente de se move
Cientistas britânicos desenvolveram um "microchip telepático" capaz de ajudar paraplégicos a movimentarem membros do corpo com o poder da mente. A tecnologia é mérito de Jon Spratley, de 28 anos, engenheiro e estudante de doutorado da Universidade de Birmingham que liderou a pesquisa.
De acordo com o jornal Daily Telegraph, o chip deverá ser implantado no cérebro do paciente para controlar os pulsos eletrônicos de seus "pensamentos". Isso será possível porque, quando alguém perde os movimentos do corpo, o cérebro continua enviando sinais durante as tentativas do paciente de se mover.
"Estamos tentando ajudar as pessoas com problemas severos de comunicação ou doenças motoras neurológicas - como Stephen Hawking (físico) ou Christopher Reeve (ex-ator)", disse Spratley, segundo o jornal. "O que nós desenvolvemos irá permitir que eles controlem um computador com seus pensamentos - se eles imaginarem seus músculos se movendo de forma a tocar um interruptor de luz, por exemplo".
A tecnologia consiste em um minúsculo sensor que capta sinais dos neurônios a partir do córtex cerebral, registrando a intenção de movimento de um paciente. O impulso é então transmitido a outro pequeno dispositivo implantada no crânio que, por sua vez, repassa a mensagem a um computador externo.
Mas embora os testes em laboratório tenham apresentado bons resultados, ainda não começaram os testes em humanos
fonte:Veja
3 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário