Related Posts with Thumbnails

12 de julho de 2009

Desilusões amorosas podem causar sintomas de infarto

Você já ouviu falar na "Síndrome do Coração Partido"? Seus sintomas são semelhantes ao infarto cardíaco, e surgem após acontecimentos de elevada carga emocional

A respiração fica ofegante, o coração dispara, uma dor muito forte surge no peito e se estende para os braços. Assim é a "Síndrome do Coração Partido" (SCP), que pode levar muita gente a pensar que está tendo um infarto.

Segundo o cardiologista Stephen C. Achuff, professor emérito da Faculdade de Medicina do The Johns Hopkins Hospital, que esteve no Brasil em junho passado para falar sobre a SCP durante o evento realizado pelo Viva Medicina Diagnóstica, a síndrome ataca principalmente mulheres acima dos 65 anos com histórico de estresse físico ou emocional. "Os índices mostram que 80% dos casos confirmados ocorrem em mulheres e estima-se que 2% dos homens e 5% das mulheres irão apresentar os sintomas em algum momento de suas vidas".

O mais comum é aparecer uma forte dor no peito, muito similar a um infarto agudo do miocárdio, mas menos intensa. Só que o paciente que sofre de SCP também apresenta alterações no eletrocardiograma e nas enzimas cardíacas. Outros sinais que podem indicar a síndrome são dores nos ombros e no maxilar, falta de fôlego, sudorese e náusea. Na fase aguda, é possível que ocorram arritmias graves e o paciente deve ser internado em uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

Felizmente, a SCP é facilmente tratada e raramente fatal, contanto que o paciente receba o tratamento adequado nas primeiras 48 horas após sentir os primeiros sintomas. "Após o primeiro evento, a recuperação costuma ser muito eficaz e rápida. Dificilmente os sintomas voltam a aparecer", afirma Achuff.

Ainda não se sabe sua causa, mas os especialistas acreditam que durante eventos de alta carga emocional, o organismo libere uma grande quantidade de hormônios, adrenalina e noradrenalina, que impedem o movimento de contração do coração. "Entretanto, não existe uma maneira segura de se proteger da SCP. Afinal, não podemos evitar as emoções, certo?", explica Achuff.

A melhor forma de proteção continua sendo o check-up anual, pois somente dessa forma é possível perceber anormalidades no eletrocardiograma.

Carol Nogueira

0 comentários: