Related Posts with Thumbnails

30 de novembro de 2010

EUA podem bloquear celular no carro

Usar o celular ao volante poderá se tornar impossível nos Estados Unidos.

É que o governo estuda maneiras de bloquear o sinal dos aparelhos dentro dos veículos, com dispositivos que seriam instalados nas próprias fábricas.

As informações foram dada pelo Secretário dos Transportes dos EUA, Ray LaHood, que disse que usar o celular ao volante é tão perigoso que aparelhos podem em breve ser instalados em carros para impedir o motorista use o seu.

Em entrevista ao programa Morning Joe, da rede de TV MSNBC, ele afirmou que “existem muitas tecnologias disponíveis que podem bloquear telefones” e que “Isso será feito (..) Acho que vocês verão a tecnologia se tornar adaptável a automóveis para desabilitar celulares. Precisamos fazer muito mais se quisermos salvar vidas”.

Segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration, cinco mil pessoas morrem todos os anos como resultado de motoristas de carro desatentos.

fonte:Infoabril

Google Earth: atualização insere árvores na paisagem

São mais de 50 espécies inseridas em paisagens urbanas e rurais de todo o mundo

A nova versão do Google Earth, atualizada nesta segunda-feira, insere na paisagem um elemento que faltava no aplicativo do Google: árvores. São mais de 50 espécies inseridas em paisagens urbanas e rurais de todo o mundo.

"Apesar de todo realismo possível no Google Earth, até agora, as árvores eram algo que faltava na paisagem. Elas apareciam pouco em alguns locais, como a Disney World e a torre Eiffel, e com elas nós aprendemos que poderíamos representar árvores em um modo realista e em massa, em locais como parques e grandes florestas", escreveu Raleigh Seamster, gerente de produto do Google, no blog oficial do Earth.

Agora, diversas cidades têm parques cheio de árvores, incluindo San Francisco, Chicago, Nova York, Atenas, Berlim e Tóquio, com representação no Google Earth 6. Projetos ambientais também fazem parte do novo Earth, como a modelagem de cinco áreas de replantio no Quênia, espécies nativas da Amazônia (como açaí e castanha) escolhidos pelos índios Suruí, e o mapeamento de mudanças na saúde de áreas no México.

Para ver as árvores no Google Earth, é preciso baixar a versão 6 do programa. O Google fornece links para encontrar com mais facilidade as espécies em todo o mundo em uma galeria, presente no endereço http://bit.ly/dJOsYc.


Fonte:Zumo noticias

8 dicas para lidar com a pressão e o estresse

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.

5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.

7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.

8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.

fonte:Minhavida

Cientistas descobrem droga que reverte envelhecimento

Descoberta pode levar à produção de droga que permita que pessoas vivam por mais tempo


Um cientista conseguiu desvendar o segredo da juventude em uma pesquisa que abre caminho para a criação de uma droga que permita às pessoas viver mais tempo e com mais saúde.

A experiência imita o enredo do filme O Curioso Caso de Benjamin Button, em que o personagem de Brad Pitt rejuvenesce até a idade de um bebê. O estudo foi realizado pelo doutor em câncer Ronald DePinho, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, o cientista reverteu os efeitos do envelhecimento em ratos. Antes do tratamento, a pele, o cérebro, o intestino e outros órgãos dos animais equivaliam aos de uma pessoa de 80 anos.

Apenas dois meses depois de ter dado uma droga que ativa uma enzima-chave, cresceram tantas novas células nos animais que eles rejuvenesceram quase 100%. O rato macho deixou de ser infértil e se tornou pai de grandes ninhadas.

DePinho disse que, em termos humanos, “é como se uma pessoa de 40 anos que parecesse ter mais de 80 tivesse revertido aos níveis de uma pessoa de 50”.

A inovação está em estruturas chamadas telômeros, pequenos relógios biológicos que tapam as extremidades dos cromossomos, protegendo-as de danos. Com o tempo, os telômeros ficam cada vez menores, aumentando as chances de doenças relacionadas à idade, como o Alzheimer.

Eventualmente, eles ficam tão pequenos que fazem as células morrerem. Uma enzima chamada telomerase pode reconstruir as tampas dos telômeros, mas geralmente ela é desativada no corpo.

DePinho conseguiu trazer a enzima de volta à vida em ratos que tinham envelhecido prematuramente de uma forma projetada para imitar o processo de envelhecimento dos seres humanos.

Ele esperava que a técnica parasse ou tornasse mais lento o processo de envelhecimento, mas ficou surpreso ao descobrir que o tinha revertido.

O cientista diz que poderá ser possível fabricar uma pílula que faça o mesmo com as pessoas. Se for tomada na meia-idade, a droga poderia atrasar ou impedir o desenvolvimento do Alzheimer, de doenças do coração e diabetes, além de prolongar a vida.

Mas existem alguns senões. Altos níveis de telomerase podem estimular o crescimento de tumores cancerígenos. E é improvável que uma droga consiga acabar com todos os problemas causados pelo envelhecimento.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, nesta segunda-feira (29), DePinho disse que existem vários mecanismos que levam ao envelhecimento. Ele explicou que embora os cientistas digam que os telômeros sejam importantes, existem outros fatores que entram em jogo.

Steven Artandi, especialista em telômeros da Universidade de Stanford, disse que o estudo é belo, mas alertou que drogas contra o envelhecimento só deverão surgir daqui a dez anos.

Fonte: R7

Mais um smartphone da Acer

Algum executivo da Acer ligou o botão “lançamentos” da empresa. Há alguns dias não param de surgir novos aparelhos da fabricante e nós não podemos deixar de falar sobre eles. Ainda mais quando se trata de um smartphone, categoria da Acer que nunca chegou ao Brasil.

O aparelho de entrada foi divulgado pelo pessoal do blog AndroidWorld. O Acer E140 entra na linha beTouch da fabricante e tem tela capacitiva de 2,8 polegadas com resolução de 320 x 240 pixels. Ele vem com o Android na versão 2.2, o Froyo.

Ele tem processador de 600 MHz, o que não é o topo, mas pode favorecer a velocidade do gadget nos moldes do LG Optimus One P500. Outras especificações incluem Wi-Fi g, Bluetooth, 3G e rádio FM. A câmera é de 3,2 MP e não tem flash.

Cogita-se que ele estreará oficialmente na Europa até o Natal. Ainda não se sabe preço, nem quando ele chega a outros países.

fonte:infoabril

29 de novembro de 2010

iPad chega às lojas brasileiras na sexta-feira custando R$ 1.649,00

Nos Estados Unidos, o aparelho mais caro pode ser encontrado por US$ 829

A Apple lança na próxima sexta-feira seu tablet iPad no mercado brasileiro. Os modelos com conectividade Wi-Fi e Wi-Fi com 3G estarão à venda na loja online da empresa e em revendas autorizadas. O anúncio foi feito pela Apple nesta segunda-feira.

Segundo a empresa, o iPad terá preços a partir de R$ 1.649 (16 GB), R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB) na linha com Wi-Fi apenas. Já os modelos com conectividade 3G saem por R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (64 GB).

O iPad permite navegar na internet (ainda sem suporte ao padrão Adobe Flash, como no iPhone), ver vídeos e ouvir músicas, com downloads direto da iTunes Store. A tela de 9,7 polegadas é sensível a múltiplos toques e permite digitar em um teclado virtual. Com 1,27 cm de espessura e 680 gramas de peso, o iPad usa um processador Apple A4 de 1 GHz, tem conectividade Wi-Fi (padrão 802.11n), armazenamento de 16 GB a 64 GB (em memória Flash), Bluetooth 2.0, alto-falantes, microfone e bateria que dura até 10 horas.

O tablet da Apple usa o mesmo sistema operacional do iPhone. Desse modo, é possível rodar aplicativos do smartphone em tela cheia no iPad. Além disso, o iPad vem com aplicativo iBooks, para leitura de livros eletrônicos.

Fonte: g1

Efeito do crack sobre os viciados é devastador

Uma das principais lideranças da psiquiatria do país faz críticas ao atendimento oferecido na rede pública aos usuários de crack.
Para o 3.º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, a estratégia política de controle de drogas no país dificulta o tratamento dos dependentes. "Precisamos de uma política pública ampla. Antes a pandemia era cola de sapateiro, agora foi substituído pelo crack, que tem um efeito devastador", alerta.

Segundo especialistas em psiquiatria, no Brasil, a escalada desse tipo de droga se agrava com a política de fechamento de leitos psiquiátricos. A rede pública não tem capacidade de absorver toda a demanda criada. O país conta com apenas 1.800 leitos psiquiátricos em hospital geral. Por outro lado, há uma estimativa de 1,2 milhões de usuários de crack no país.

De acordo com o conselheiro, que também é coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM e representante da entidade no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), a nova política de saúde mental desvaloriza o papel do médico na assistência.
Ele explica que a política foge aos padrões médicos de controle. "O país precisa ter uma rede ambulatorial eficiente que faça a triagem correta, encaminhando as pessoas para diversas estruturas, inclusive hospitais psiquiátricos, quando o caso", ressalta.

Padrão de qualidade

O especialista questiona, salientando que é o médico quem diagnostica, passa remédio e trata as crises de abstinência. "Como tirar uma dependência sem esta estrutura?".
O psiquiatra ainda ressalta que o modelo atual não cria nenhum instrumento de contenção imperativo para que as pessoas que não querem se tratar tenham seu tratamento involuntário determinado. "Muitas pessoas necessitam a internação integral, involuntário e em hospital especializado", garante.

A reforma psiquiátrica definida pelo Ministério da Saúde eliminou gradualmente os hospitais psiquiátricos e implementou uma rede substitutiva - com a criação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de residências terapêuticas, e mesmo contratando leitos psiquiátricos em hospitais gerais estes não são capazes de substituir o leito psiquiátrico especializado.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os CAPS são incapazes, por sua natureza, deixam de atender a todas as necessidades dos doentes. Elas não foram projetadas, em estrutura e recursos humanos, para cuidar de todas as manifestações dos transtornos mentais.
"Por isso, um leito no CAPS não substitui outro em hospital geral ou mesmo em hospital especializado, desde que este funcione dentro dos padrões de qualidade", afirmou uma nota oficial da entidade.

Epidemia de crack

O consumo de crack, droga extremamente destrutiva e que provoca efeito devastador no organismo do usuário, já se tornou uma epidemia em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde o número de dependentes cresceu cerca de 80% nos últimos 12 meses.
O aumento no consumo está preocupando os dirigentes da Federação Nacional dos Médicos. No Rio de Janeiro, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade Estadual (UERJ) com 200 dependentes de cocaína e crack, apontou que hoje o número de usuários em tratamento é maior do que o número de viciados em cocaína. De acordo com o estudo, o crack atualmente é a droga mais usada por jovens de até 21 anos.

Desde o ano passado, entidades cobram das autoridades de saúde medidas urgentes para atacar a epidemia, entre elas, o aumento no número de leitos psiquiátricos para tratamento dos viciados na droga e a criação de uma política de atenção à saúde específica para esse tipo de epidemia.

"O crack é uma droga extremamente destrutiva, com efeito devastador", reconhece Mario Fernando Lins, da Fenam. Temos de combater essa verdadeira epidemia, com o engajamento não apenas dos médicos, mas de toda a população, disse ele, acrescentando que o governo precisa implantar, com urgência, uma política de prevenção e tratamento para os dependentes do crack, que é oito vezes mais potente que a cocaína.
Efeitos imediatos

* Hipertensão, dor no peito
* Comportamento violento
* Perda do interesse sexual
* Irritabilidade
* Tremores, convulsão
* Falta de apetite
* Paranóia, alucinações e delírios
* Psicose cocaínica
Fundo de quintal

* O crack surgiu oficialmente no Brasil em 1989.
* A droga atraiu pequenos traficantes e gerou aumento incontrolável de produções caseiras, com diferenças conforme a região.
* Na produção de crack não há o processo de purificação final. A cocaína em pó (cloridrato de cocaína) é dissolvida na água e misturada com bicarbonato de sódio.
* No preparo das pedras também podem ser misturadas diversas substâncias tóxicas como gasolina, querosene e água de bateria.
* Após aquecido e seco, o composto adquire a forma de pedras que são quebradas e fumadas de diversas maneiras e em diferentes recipientes, como tubos de PVC ou latas de alumínio. Pode ser também enrolada no cigarro de tabaco ou misturada na maconha.

Fonte: Cebrid/Unifesp

Morre na Flórida o ator canadense Leslie Nielsen

O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo, aos 84 anos, em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia. A notícia foi divulgada pela rádio canadense CJOB, com informações de seu sobrinho, Doug Nielsen. O agente do ator, John S. Kelly, confirmou a notícia. Segundo ele, o artista estava internado havia 12 dias e tinha "piorado muito" nas últimas 48 horas.

Nielsen foi um dos protagonistas do clássico "O Planeta Proibido", de 1956, no qual interpretou o capitão da nave espacial. Depois, estrelou "O Destino do Poseidon", de 1972. Mas o ator é lembrado especialmente por seus papéis cômicos em filmes como "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980), "Corra que a polícia vem aí" (1988) - e as sequências "Corra que a Polícia Vem Aí 2½" (1991)" e "Corra que a Polícia Vem Aí 33?" (1994) -, "Drácula - morto, mas feliz" (1995), "Duro de espiar" (1996), "Mr. Magoo" (1997), além de ter participado da série "Todo mundo em pânico". As informações são da Associated Press.

fonte:Agência Estado

Empresa coreana anuncia PC de bolso

Mesmo com smartphones cada vez mais potentes e tablets com recursos de netbooks, ainda há quem queira vender computadores de bolso. A empresa coreana Ocosmos anunciou recentemente o seu Ocosmos OC1, que só não faz ligações.

Ele terá um processador da arquitetura Intel Oak Trail de 1,5 GHz ou 1,9 GHz. A GPU é de 400 MHz. O conjunto roda Windows 7 e vídeos em 720p em uma tela de 5 polegadas com resolução de 1024 x 768 pixels. Ela é capacitiva, mas ainda assim o aparelho tem um teclado slide.

Uma mémoria SSD de 32 GB vem integrada ao gadget, que aceita cartão SD de até 32 GB. Outras conexões são o Wi-Fi n, o Bluetooth, o 3G, USB, HDMI e saída analógica de áudio. O aparelho tem duas câmeras: a dianteira, de 1,3 MP, e a traseira, de 5 MP.

O OCS1 tem sensores de proximidade, luz e giroscópio. Não se sabe ainda o preço do aparelho nem onde ele será lançado, mas sua chegada aos mercados está prevista para março de 2011.

fonte:Infoabril

Classe D já é o dobro da A nas universidades públicas

Os dados fazem parte de um estudo do instituto Data Popular.

A classe D já passou a classe A no número total de estudantes nas universidades brasileiras públicas e privadas. Em 2002, havia 180 mil alunos da classe D no ensino superior. Sete anos depois, em 2009, eles eram quase cinco vezes mais e somavam 887,4 mil. Em contrapartida, o total de estudantes do estrato mais rico caiu pela metade no período, de 885,6 mil para 423, 4 mil. Os dados fazem parte de um estudo do instituto Data Popular.

"Cerca de 100 mil estudantes da classe D ingressaram a cada ano nas faculdades brasileiras entre 2002 e 2009, e hoje temos a primeira geração de universitários desse estrato social", observa Renato Meirelles, sócio diretor do instituto e responsável pelo estudo. Essa mudança de perfil deve, segundo ele, ter impactos no mercado de consumo a médio prazo. Com maior nível de escolaridade, essa população, que é a grande massa consumidora do País, deve se tornar mais exigente na hora de ir às compras.

O estudo, feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela também que as classes C e D respondem atualmente por 72,4% dos estudantes universitários. Em 2002, a participação dos estudantes desses dois estratos sociais somavam 45,3%. São considerados estudantes de classe D aqueles com renda mensal familiar entre um e três salários mínimos (de R$ 510 a R$ 1.530). Os estudantes da classe C têm rendimento familiar entre três e dez salários mínimos. Já na classe A, a renda está acima de 20 salários mínimos (R$ 10.200). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Fonte: g1

Esclarecendo passagens da Bíblia com a própria Bíblia

Mas Deus não se manifesta diretamente a ninguém

A Bíblia é o livro mais mexido e polêmico da humanidade. Daí as mais de 10 mil igrejas cristãs no mundo atual, com suas questões teológicas bíblicas tão instáveis como nem as teorias econômicas. E há muita gente que ainda pensa que tudo na Bíblia é de Deus. Um grande erro bíblico é o de sua interpretação. E o maior erro dos intérpretes bíblicos é o de tomar muitos espíritos manifestantes na Bíblia como sendo o Espírito do próprio Deus, que nunca se manifestou diretamente a ninguém na Bíblia.

A teologia da teofania ou manifestação (aparição) de Deus é um erro. Moisés, no início, confundia um espírito que se lhe manifestava com o do próprio Deus (Êxodo 33,11). Depois, entretanto, ele escreve que quem vir a Deus não continuará vivendo (Êxodo 33,20). Também Jacó afirma que viu Deus face a face (Gênesis 32,30). Jacó teria lutado com Deus (Gênesis 32,28). Mas, depois, ele próprio dá a entender que foi com um homem que ele lutou, ou seja, com um espírito humano materializado (Gênesis 32,32).

Anjo ("aggelos", em grego, e "angelus", em latim) significa mensageiro, portador, enviado. Na Bíblia, é um espírito que anuncia para as pessoas alguma coisa provinda de Deus ou do mundo espiritual. Por isso, anjo é, geralmente, um espírito iluminado, evoluído. Aliás, é muito conhecido o anjo Gabriel. E Gabriel quer dizer justamente homem de luz ou iluminado. Mas há também anjos maus ou das trevas, que, exatamente por serem espíritos humanos ainda atrasados, rebelaram-se contra Deus e foram, por isso, precipitados aos abismos (infernos, tártaro) e reservados para juízo (2Pedro 2,4). Neste texto metafórico, percebe-se claramente que esses espíritos humanos ou anjos rebeldes foram enviados para a Terra em novas reencarnações, os quais passarão por juízo ou julgamento, como acontece com todos nós. Em outras palavras, tal como nós, julgados, eles colherão o mal que tiverem semeado. "Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão e desobediência recebeu justo castigo" (Hebreus 2,2). De um modo geral, porém, os anjos são espíritos humanos já bons, que estão mesmo sempre atuando no projeto de Deus (Hebreus 1,14).

Vê-se muito na Bíblia a expressão "o anjo do Senhor". Trata-se de um anjo ou espírito do Senhor, do bem, mas nunca o do próprio Deus. "Quem vos dá o (um) Espírito?" (Gálatas 3,5). De acordo com os originais, a melhor tradução é "um" anjo, pois são muitos. Na entrega dos Dez Mandamentos a Moisés, lemos: "Eu sou o Senhor teu Deus" (Êxodo 20,2), o Deus dos pais de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés (Atos 7,32). Javé é o Deus dos hebreus, ou seja, o Deus guia dos hebreus, mas não o próprio Deus, Pai de Jesus e de todos nós, ao qual não podemos atribuir certas coisas de Javé, que é mesmo um espírito (anjo) que se manifestou a Moisés (Atos 7,30). "Deus é Pai dos espíritos" (Hebreus 12,9). Os intérpretes da Bíblia, isto é, profetas, sacerdotes e teólogos do Velho Testamento e do Novo equivocaram-se, tomando espíritos humanos (deuses, demônios e anjos) manifestantes como sendo o do próprio Deus.

Se Deus mesmo tivesse aparecido a Moisés e a outros personagens do Velho Testamento, por ser imutável e não fazer acepção de pessoas, Ele continuaria aparecendo, hoje também, para outras pessoas. Mas Deus não se manifesta diretamente a ninguém (1João 4,20). Ninguém jamais viu a Deus (João 1,18).De fato, como acabamos de ver, Deus jamais apareceu diretamente para ninguém, que, ato contínuo, morreria!

Escrito por:José Reis Chves

26 de novembro de 2010

Violência no Rio ameaça reputação de todo o Brasil

A violência que assolou o Rio de Janeiro nos últimos dias ameaça não somente a reputação da cidade como a de todo o país,"levou o medo e o terror" para a sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.



MEC corta 512 vagas de medicina em 12 cursos de instituições particulares

Doze cursos de medicina que obtiveram resultados insatisfatórios nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) terão que reduzir o número de vagas ofertadas. No total, o MEC determinou o corte de 512 vagas em instituições particulares do Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, de São Paulo e Minas Gerais. As medidas foram publicadas nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União.

Parte dessas instituições já tinha assinado termos de saneamento com o compromisso de melhorar a qualidade do ensino ofertado, mas os problemas persistiram. As principais deficiências apontadas pela comissão de supervisão do MEC são campo de prática insuficiente para os alunos, corpo docente sem a qualificação necessária e infraestrutura inadequada.

A maior parte dos estabelecimentos de ensino que sofreu o corte das vagas é do Rio de Janeiro: Centro Universitário de Valença (menos 20 vagas), Centro Universitário de Volta Redonda (menos 40 vagas), Universidade Severino Sombra (menos 80 vagas), Universidade Iguaçu – Campus Itaperuna (menos 90 vagas) e Campus Nova Iguaçu (menos 50 vagas). Em São Paulo, a redução foi nos cursos de medicina da Universidade de Marília (menos 50 vagas ), Universidade Santo Amaro (menos 20 vagas) e Universidade Ribeirão Preto (menos 32 vagas).

As outras instituições penalizadas foram o Centro Universitário Nilton Lins (menos 40 vagas), do Amazonas, a Universidade Luterana do Brasil (menos 60 vagas), do Rio Grande do Sul, a Universidade de Uberaba (menos 20 vagas), de Minas Gerais, e a Faculdade Integradas da União Educacional do Planalto Central (menos dez vagas), do Distrito Federal. As instituições têm até 30 dias para recorrer da decisão.

Duas instituições federais que também apresentaram resultados insatisfatórios nas avaliações cumpriram as medidas de saneamento determinadas pelo MEC. O processo de supervisão do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi arquivado. No caso da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o MEC avaliou que as medidas foram “parcialmente cumpridas” e determinou que sejam apuradas as responsabilidades de servidores pelo não cumprimento de algumas recomendações, além de relatórios semestrais sobre atividades docentes.

Agência Brasil

Megaware anuncia novo notebook


A Megaware acaba de anunciar um novo notebook para o Natal. O Meganote Black Purple tem tela de 14 polegadas com processador Intel Core i5 460 (2,53 GHz) e 4 GB de memória RAM DDR3. A primeiro momento, a configuração é parruda, mas o resto não é tão animador.

A tela é full HD iluminada por LED, mas a placa de vídeo é uma Intel HD integrada. O HD é de 500 GB e há leitor de cartões SD. Outras conexões são o Bluetooth, duas portas USB, uma porta HDMI, uma porta VGA, uma porta e-Sata e rede Fast Ethernet. A outra conexão com a internet é via Wi-Fi no padrão n.

O notebook tem Windows Home Premium embarcado e gravador de DVD. A webcam é de 1,3 MP. Outro detalhe é o leitor biométrico acoplado ao teclado na norma ABNT2. Não há sintonizador de TV digital e a Megaware não revelou as especificações de áudio.

O Meganote Black Purple já pode ser comprado nas lojas online do Extra, das Casas Bahia e do Ponto Frio. O preço sugerido pela fabricante é de 2.199 reais.


fonte:Infoabril

Ano tem os dez meses mais quentes da história

Nova York, EUA. O ano de 2010 já está empatado como o mais quente registrado em uma série histórica iniciada em 1850, disseram três importantes institutos que calculam as temperaturas médias globais. Faltando ainda dois meses de dados para serem coletados, 2010 já está cerca de 0,8°C acima da temperatura média pré-industrial, e 0,5°C acima da média registrada entre 1961 e 1990. Mesmo que novembro e dezembro sejam mais frios, 2010 ainda ficará como o terceiro ano mais quente da história, atrás de 1998 e 2005.

"Está muito apertado para dizer (se será ou não o ano mais quente). Com base nesses números, ficará em segundo, mas depende do calor que fizer em novembro e dezembro", disse Phil Jones, diretor da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha. Segundo ele, 1998 é o ano mais quente já registrado.

Já a Nasa considera que o ano mais quente foi 2005 e que as temperaturas na superfície terrestre até outubro estavam acima da média daquele ano por uma questão de centésimos de grau Celsius.

O Centro Nacional de Dados Climáticos dos EUA, ligado à agência norte-americana para monitoramento das condições atmosféricas e oceânicas (NOAA, na sigla em inglês), afirmou que os dez primeiros meses de 2010 se equiparam a 1998 como o ano mais quente da história.

Isabel fez a primeira abolição e Dilma pode realizar a segunda

O fim da miséria é a primeira prioridade de seu governo

É fato notável a ascensão de mulheres, em muitos países, ao status de chefes de Estado e de governo. Isso revela uma mutação do estado de consciência que se está operando na humanidade. Foi mérito principal da reflexão feminista inaugurar essa transformação. As mulheres começaram a se ver com os próprios olhos e não mais com os olhos dos homens. Produziram talvez a crítica mais consistente e radical da cultura, marcada pelo patriarcalismo e pelo androcentrismo.

O patriarcado designa uma forma de organização social centrada no poder exercido pelos homens, subordinando e hierarquizando todos os demais. O androcentrismo se caracteriza por estabelecer como padrão as formas de pensamento e de ação características dos homens.
O patriarcado e o androcentrismo subjazem às principais instituições das sociedades com as tensões e os conflitos que provocam. A eles se deve o surgimento do Estado, das leis, da burocracia, da divisão de trabalho, da ciência e tecnologia imperantes, dos exércitos e da guerra. As feministas viram, além da dominação cultural, também a dominação social das mulheres, feitas pobres e oprimidas pelos donos do poder.

As mulheres nos ajudaram a ver que a realidade humana não é feita apenas de razão, eficiência, competição, materialidade, concentração de poder e exterioridade. Nela há afeto, gratuidade, cuidado, cooperação, interioridade, poder como serviço e espiritualidade. Tais valores são comuns a todos os humanos, mas as mulheres são as que mais claramente os vivem. O ser mulher é uma forma de estar no mundo, de sentir diferentemente o amor, de relacionar corpo e mente, de captar totalidades, de pensar não só com a cabeça, mas com todo o ser e de ver as partes como pertencentes a um todo.

Hoje, devido à crise que assola a Terra e a biosfera, pondo em risco o futuro do destino humano, esses valores se mostram urgentes, pois neles está a chave principal da superação.
É nesse contexto que vejo as mulheres à frente dos governos, no caso de Dilma Rousseff como presidente.

Na nossa história, tivemos uma mulher, considerada a Redentora: a princesa Isabel (1846-1921). Substituindo o pai, dom Pedro II, em viagem à Europa, num gesto bem feminino proclamou, em 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre. Os filhos e filhas de escravos já não seriam mais escravos. Financiava com seu dinheiro sua alforria, protegia fugitivos e montava esquemas de fuga para eles. Numa outra ausência do pai, a 13 de maio de 1888, fez aprovar pelo Parlamento a Lei Áurea, da abolição da escravatura. A um de seus críticos, que lhe gritou: "Vossa Alteza liberou uma raça, mas perdeu o trono", retrucou: "Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil". Queria indenizar os ex-escravos com recursos do Banco Mauá. Preconizava a reforma agrária e o sufrágio político das mulheres. Foi a primeira abolição.

Cabe agora à presidente Dilma realizar a segunda, propugnada há anos pelo senador Cristovam Buarque num famoso livro com esse mesmo título: a abolição da pobreza e da miséria. Ela colocou como primeira prioridade de seu governo "o fim da miséria". Esta é concretamente possível. Por enquanto, é apenas uma promessa. Se realizar essa façanha, verdadeiramente messiânica, poderá ser a segunda Redentora.

Aos cidadãos urge apoiar e cobrar a promessa e impedir que se transforme numa má utopia. Podemos ser condenados pelos poderosos, mas não podemos defraudar os pobres e os oprimidos.

escrito por :Leonardo Boff

25 de novembro de 2010

O Universo primitivo era líquido

Resultados iniciais das colisões de íons de chumbo do LHC indicam que o universo teria se comportado como um líquido super-quente imediatamente após o Big Bang.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é uma máquina circular de 27 km enterrada nas dependências do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), na fronteira franco-suíça.

Desde o início do mês, ele deixou de colidir prótons e passou a trabalhar com íons pesados, como os de chumbo. O experimento é um laboratório para estudar matérias muito quentes, muito densas, similares às encontradas no início do universo – algo chamado de plasma “quark-gluon”.

Agora, utilizando o experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment), projetado para medir as partículas produzidas nas colisões do LHC, pesquisadores da Universidade de Birmingham trabalhando no CERN descobriram que o universo primitivo não era apenas quente e denso, como também se comportava como um líquido.

Acelerando e colidindo os íons de chumbo, o ALICE gerou o que pode ser descrito como quentes e densas bolas de fogo subatômicas, recriando as condições que existiram nos primeiros microssegundos após o Big Bang. Esses mini big-bangs criam temperaturas de mais de dez trilhões de graus Celsius, o que derreteria a matéria normal em uma “sopa” primordial (o plasma de quark-gluon).

Apenas com esses primeiros resultados observados com as colisões de chumbo os pesquisadores já conseguiram importantes informações. Por exemplo, eles descartaram diversos modelos teóricos da física, incluindo aqueles que previam que o plasma de quark-gluon, a essas energias, se comportaria como um gás. Outro dado importante é que mais partículas sub-atômicas são produzidas nessa colisões do que o previsto em alguns modelos.

Outras colisões e novas análises devem revelar como o plasma irá evoluir no tempo e no espaço, ajudando os pesquisadores a compreender melhor a origem e a organização do Universo.

Os trabalhos sobre a descoberta aguardam publicação, mas estão disponíveis online. 

fonte:Infoabril

Tratamento inovador devolve movimento a paraplégicos

São paulo. Criada por brasileiros, uma técnica que combina terapia com células-tronco e exercícios físicos intensos conseguiu recuperar os movimentos de ratos paraplégicos. No experimento, os ratos com lesões similares às dos acidentes de trânsito receberam um preparado de células-tronco retiradas da própria medula óssea. Esse material foi injetado no local dos ferimentos.

As células-tronco estão trazendo esperança para muitas pessoas portadoras de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson ou que sofreram acidentes e ficaram com membros paralisados, por exemplo. No entanto, ainda há um longo caminho pela frente.
Existem hipóteses de que as células-tronco, se inseridas de forma incorreta, poderiam desenvolver tumores nos tecidos em que foram aplicadas. Em contrapartida, poderiam salvar vidas e amenizar o sofrimento de muitos seres humanos. Só a ciência poderá desvendar tantas questões e, quem sabe, apresentar soluções para tantas doenças incuráveis até o momento.
O benefício que as células-tronco podem proporcionar, segundo médicos e cientistas, é indiscutível, gerando alternativas sem precedentes para a cura de doenças que desafiam a medicina. Isso acontece por causa da capacidade dessas células de se multiplicarem, podendo formar e reparar diversos tecidos, como os do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
Se a medicina conseguir controlar o desenvolvimento dessas células, elas poderão ser utilizadas para reparar tecidos danificados e tratar enfermidades até agora incuráveis, como câncer, problemas cardíacos, lesões na medula espinhal, epilepsia e diabetes.
O que preocupa as autoridades americanas não são os resultados desse processo, mas, sim, a forma de aquisição do material biológico necessário para essas pesquisas. Alguns procedimentos não geram impasses éticos, como a coleta de células do sangue do cordão umbilical ou de tecidos adultos. A polêmica surge quando se trata da retirada de células-tronco de embriões, visto que isso implica a destruição deles. Os defensores da bioética argumentam que o extermínio desses embriões é tão criminoso quanto o aborto, uma vez que acaba com uma forma de vida. Aliás, embriões e fetos provenientes de abortos seriam fontes para a coleta desse material.

Gato 'gigante' tem provocado medo na cidade alemã de Willich


Ele tem aterrorizado a vizinhança', disse Dieter Küsters.

Um gato "gigante" tem provocado medo na cidade alemã de Willich. O felino tem atacado outros animais e mesmo crianças, segundo reportagem do jornal alemão "Bild".c


O alemão Dieter Küsters, de 66 anos, contou que a "besta" atacou ferozmente seu gato de estimação chamado "Félix". "Ele tem aterrorizado a vizinhança", disse Küsters.

Nem mesmo o coelho de Dieter e sua mulher, Ingeborg Küsters, de 62 anos, escapou de ataques.

O casal chegou a fazer uma queixa, mas o serviço de controle de animais disse que não pode fazer nada enquanto não descobre quem é o dono do gato.

Fonte: g1

Crenças determinam os atos

Convicções ditam o sucesso ou o fracasso das pessoas na vida

Você é o que pensa. Ou melhor, as suas crenças sobre quem você é, suas possibilidades e talentos no mundo, suas limitações, seus semelhantes, trabalho, família, sexo, definem como você age no mundo e o que poderá atrair para sua vida, dependendo do padrão de assertividade ou derrotismo que tiver.

"O problema é que, às vezes, tratamos algumas crenças sobre relacionamentos, capacidades e possibilidades como se fossem leis e verdades absolutas e imutáveis, e não é bem assim. As crenças formam nosso mundo social e agem como profecias auto-realizáveis. É claro que algumas coisas não são influenciadas por nossas crenças", explica Neuza Santos, consultora e trainer internacional.

Um exemplo típico disso, cita a consultora, são as leis da natureza, imutáveis, como a gravidade. "Não importa se acreditamos nela ou não. Nada a mudará. Em geral, comportamo-nos do mesmo modo. Nossas ações refletem o que, absolutamente, acreditamos, como se nossas crenças fossem fixas e imutáveis".

Para Neusa, "as crenças são oriundas da nossa educação, da cultura, do ambiente em que vivemos, do exemplo de pessoas que são importantes para nós, das experiências e traumas do passado e de experiências repetidas".

A especialista lembra a parábola de Platão sobre a alegoria da caverna. Ela conta que havia um grupo de pessoas que habitavam uma caverna subterrânea acorrentadas pelo pescoço e pelos pés, e que viviam de costas para a entrada da caverna, de modo que tudo que viam na parede dentro da caverna era a sombra projetada do que acontecia no mundo exterior. Um dia, um daqueles habitantes consegue se libertar daquela prisão, sai da caverna para o mundo exterior e conhece "uma outra realidade", e logo volta para contar aos outros que o que eles veem não passa de sombras trêmulas e são limitações da realidade. Ninguém consegue acreditar nele e argumentam que o que veem é tudo o que existe. Acham que ele ficou louco e acabam matando-o.

"Pessoas matam e morrem por suas crenças. Aquelas negativas não se baseiam na experiência e, sim, naquilo que adotamos como nossas verdades. Elas funcionam como permissão ou obstáculo. Sejam quais forem as circunstâncias, o sucesso ou o fracasso das pessoas se mede por suas convicções e crenças", ensina Neuza.

Mas ela ressalta que as crenças podem mudar. "Podemos escolher novas crenças, deixando de lado as que nos limitam. Crenças positivas funcionam como autorização para explorar um mundo novo e cheio de possibilidades. Precisamos decidir que crenças valem a pena manter para o nosso crescimento, felicidade, saúde física e emocional".

O caminho, ensina a especialista, é mudar suas estratégias mentais para obter aquilo que deseja. "É importante ressignificar algumas de suas convicções e crenças para que a nova programação se instale em nosso inconsciente", ensina.

Exemplo. É o que fez Augusta P. R. Silva, professora de artes. "Aos 10, anos tive uma contusão muito forte seguida de desmaio e convulsão. O médico diagnosticou disritmia. Fazia eletroencefalograma a cada seis meses, tomava anticonvulsivos e, nas consultas médicas, ouvia deles que eu era uma pessoa ‘diferente’ e teria que tomar remédio o resto da vida", relembra. A professora diz que ficou refém da doença e do estigma até os 17 anos quando decidiu que aquela realidade não lhe pertencia. "Internamente, criei uma nova crença de que eu era uma pessoa saudável, feliz, promissora, capaz e que teria uma vida normal. Tenho 55 anos e nunca mais tomei remédio ou tive convulsões. Sou realizada profissionalmente e muito feliz por saber que eu crio a minha realidade", pontua.

Caso real

Louise Hay se curou de um câncer

Louise Hay é terapeuta e escritora, considerada uma referência dentro do universo das terapias complementares justamente porque, quando resolveu mudar sua crença, ela se curou de um câncer. "Anos atrás, recebi um diagnóstico de câncer vaginal. Devido ao meu passado, que inclui um estupro aos 5 anos e uma infância cheia de maus-tratos, não foi surpresa eu manifestar a terrível doença nessa parte do corpo", diz.

Ela entrou em pânico, mas, consciente de que o câncer poderia ser provocado por um profundo ressentimento, "guardado até, praticamente, começar a comer o corpo", ela soube que teria muito trabalho mental pela frente. Ela sabia que, se fosse capaz de eliminar por completo o modelo mental que "criara" o câncer, estaria curada. Seis meses depois, os resultados dos exames confirmaram sua cura total.

Um alarme contra o sono na direção

Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. Para evitar o último caso, já há várias recomendações, alertas e até leis pelo mundo. Para o primeiro, uma empresa criou o Anti Sleep Pilot (ASP), um gadget que promete deixar o motorista acordado.

O aparelho é um pequeno cilindro preso ao console do carro. Ele tem vários sensores para identificar o estado do veículo e do motorista. Um acelerômetro confere o movimento do carro, calculando a trajetória na pista, por exemplo. Um relógio de alta precisão mede o tempo de resposta do motorista. Um sensor de luz adapta a iluminação do carro de acordo com o horário e um sensor de toque interage com o motorista.

Um LED indica ao motorista o nível de seu cansaço, baseado em todos os dados coletados pelos sensores. Ele começa no amarelo, que é um nível baixo. O seguinte é o laranja. Nesse estágio, o ASP realiza testes com o motorista, como a emissão de sons desativados por um toque no aparelho. A próxima cor é o vermelho, que mostra ao motorista que ele precisa descansar pelo menos dez minutos. Caso isso seja feito, o gadget emite a cor verde.

O ASP funciona com bateria e ele só liga quando está preso à dock, que é fixada no console. Ele ainda não está à venda no Brasil, mas no site do aparelho é possível entrar em contato com o fabricante e fazer uma compra específica.

fonte:Infoabril

24 de novembro de 2010

Contar muitas piadas pode ser sinal de doença

E não é piada! Se você conhece alguém que ainda insiste em contar a piada dos tomates que foram atravessar a rua, ou então mais uma série de piadas ruins, ela pode ter um distúrbio cerebral.

Há uma disfunção cerebral chamada Witzelsucht, que faz com que as pessoas tenham um comportamento "abobado", contando piadas sem graça e rindo de coisas que ninguém mais acha engraçadas. Também é chamada de "doença da piada".

Esse distúrbio é sintoma de uma lesão no lobo frontal esquerdo do cérebro, que pode ser causado tanto por uma batida quanto por um derrame, infecção, tumor ou doença degenerativa. Pacientes com uma lesão no lobo frontal direito normalmente se sentem deprimidos. Já os pacientes com uma lesão no lobo frontal esquerdo são o oposto - ficam estranhamente eufóricos e empolgados em todas as situações.

Um caso dramático, de uma mulher de 57 anos, foi diagnosticado em 2005. Ela simplesmente se transformou em uma versão mais engraçada de si mesma. Cantava e ria o tempo todo. Só que, em contrapartida, passou a negligenciar sua higiene e usava as mesmas roupas todos os dias. Nesse caso, os médicos acreditam que uma doença degenerativa foi a responsável pela lesão no lobo esquerdo frontal do cérebro.

Para tratar a Witzelsucht, médicos precisam identificar a fonte de lesão, já que elas podem ser diversas, e aplicar o tratamento adequado para cada fonte - seja um tumor, doença degenerativa ou outra causa. Apesar das piadinhas serem irritantes para quem convive com o paciente, os médicos afirmam que não é um sintoma tão ruim.

Quer ficar mais bonito? Incline o rosto

O ângulo que inclinamos a cabeça pode ter papel importante em quão atraentes nós somos ao sexo oposto.

A descoberta é de um estudo de pesquisadores das universidades Newcastle e Macquarie que investigaram se diferenças na perspectiva visual podem alterar o quão belo é um rosto.

Liderados Dr Darren Burke, eles usaram 33 imagens geradas pelo computador, que misturavam fotos e alterações, e pediram que fossem avaliadas pro voluntários. As imagens variavam em 5 posições de inclinação e possuíam o mesmo corte de cabelo e características gerais.

O resultado foi que os rostos de mulheres foram julgados mais femininos e atraentes quando projetados para frente/cima (simulando um olhar para cima). O contrario aconteceu com os homens, que foram considerados mais masculinos e atraentes quando olhavam para baixo.

Para os pesquisadores, as descobertas ajudam a entender a “atratividade” sob um ponto de vista evolutivo: os homens, tipicamente mais altos que as mulheres, vêem os rostos delas olhando para cima. Já as mulheres, vêem os homens olhando para baixo.

A conclusão é a de que a maneira como inclinamos nosso rosto afeta o quão atraente parecemos ao sexo oposto. O trabalho foi publicado na Evolutionary Psychology.

fonte:Infoabril

Fusion na onda da tecnologia

Nova versão do sedã com motorização híbrida chega ao país mais para fortalecer a imagem da marca Ford

O primeiro passo para uma longa caminhada já foi dado e a direção a seguir mostra - ainda em um longínquo horizonte - uma nova forma de propiciar a mobilidade. O automóvel híbrido não é mais um sonho distante. Muita água ainda irá passar debaixo da ponte que, hoje, separa a viabilidade econômica da produção em larga escala. Mas é certo que este dia vai chegar. E para que isso possa acontecer, a indústria deve seguir investindo no aprimoramento das atuais tecnologias disponíveis.

É o que começa a fazer a Ford, com a importação para o Brasil da versão híbrida do Fusion, com dois motores, um a gasolina e outro elétrico. A escolha pelo modelo não foi de forma aleatória. O Fusion é um sucesso em todos os mercados onde é comercializado. No Brasil, por exemplo, foi o primeiro automóvel de sua categoria, tamanho e preço, a ultrapassar a barreira das 1.000 unidades vendidas por mês. Se hoje, ele não ostenta mais o mesmo fôlego de quando desembarcou por aqui, segue com uma boa média mensal.

Vendas. Nos Estados Unidos, mercado gigante onde cerca de 200 mil unidades de veículos com motor híbrido estão sendo emplacados a cada ano, o Fusion lidera. Segundo a Ford, em outubro foram vendidos 17.932 unidades do seu sedã, contra 12.379 do Toyota Camry e 5.664 do Nissan Altima. Mas não é com essa pretensão comercial que o Fusion Hybrid começa a ser oferecido pela montadora no nosso mercado. Durante a apresentação do modelo, não foi dito nada em relação a expectativa de vendas. Tanto é que o carro não estará disponível para test-drive nas 420 revendas autorizadas da marca do oval azul. Contudo, um grande treinamento está sendo preparado para deixar os consultores técnicos aptos a esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento do modelo.

Linha. A gama do Fusion, que ganha a opção híbrida, permanece com a oferta dos modelos equipados com motor 2.5 e 3.0 V6. Mas não é na ponta do lápis que deve se fazer as contas para ver até onde vale a pena investir neste primeiro momento em tanta tecnologia. Quando comparamos o lançamento à versão de entrada, o Fusion híbrido se mostra 52% mais eficiente em consumo. O único problema da tecnologia é o preço. Enquanto o Hybrid custa R$ 133.900, a versão convencional "básica" sai por R$ 82.160 - são mais de R$ 50 mil de diferença no preço final.

Motores trabalham de maneira combinada

 O Fusion Hybrid adota um princípio de funcionamento chamado de "full-hybrid" (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão. A bateria é recarregada pela própria cinética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade.

Seu princípio básico de funcionamento é o uso do motor elétrico nas situações de para e anda do trânsito, ou em velocidades inferiores a 75 km/h. Quando precisa recarregar a bateria, automaticamente ou em condições de velocidades maiores, o propulsor a gasolina entra em operação.
Duratec 2.5

Motores a gasolina são diferentes

O motor Duratec 2.5 do Fusion Hybrid foi desenvolvido especialmente para o veículo. Ele tem 16 válvulas com comando variável e usa o ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo o volume de ar no pistão. Isso diminui consideravelmente as perdas do motor, que é calibrado para funcionar na região de trabalho de maior eficiência.

A versão de entrada do Fusion também tem um propulsor Duratec 2.5, mas que utiliza ciclo Otto e rende 173 cv de potência a 6.000 rpm e 22,9 kgfm de torque a 4.000 rotações.

Asus revela tablet com e-reader

O papel tem perdido algum espaço para os leitores de livros e a Asus resolveu criar uma briga também na escrita. O dispositivo para isso é o Eee Note EA800, que serve para ler livros digitais e para tomar notas rápidas.

O aparelho tem uma tela sensível ao toque de 8 polegadas e resolução de 1024 x 768 pixels. O display tem escala de cinza em 64 tons e para escrever usa a tecnologia dos tablets Wacom, que podem sentir até 256 níveis diferentes de pressão.

Ele tem memória de 4 GB para armazenar arquivos. As conexões incluem entrada para microSD de até 16 GB e Wi-Fi g. A bateria é de 3.700 mAh e, segundo a Asus, pode aguentar até 10 horas de leitura e escrita contínuas.

O Eee Note roda uma versão do Linux e aceita diversos formatos de arquivos, como PDF, ePub, MP3, JPEG, PPT etc. Ainda que tenha liberado várias especificações, a Asus não confirmou a data de lançamento e o preço do gadget.

fonte:Infoabril

Celular gigante ou tablet pequeno?

A Acer acredita que a tendência de moda para o próximo verão são bolsos maiores. Os bolsos normais das calças não são grandes o bastante para comportar smartphones como o último lançamento da fabricante, um aparelho com tela de 4,8 polegadas.

Não à toa, a Acer vende o gadget como “100% smartphone, 100% tablet”. O display é widescreen com proporção de 21 por 9 e resolução de 1024 x 480 pixels. A parte frontal dele ainda vem com quatro botões dedicados para área de trabalho, busca, voltar e menu.

O tablet pequeno tem giroscópio e acelerômetro. Seu processador é um Snapdragon de 1 GHz rodando Android. Segundo a Acer, ele terá suporte ao Adobe Flash Player 10.1, indicando que ele terá a versão Froyo do sistema operacional.

O corpo do aparelho é curvo em metal, parecido com o de outro smartphone da Acer, o Liquid. Ainda sem nome, o novo gadget terá porta HDMI, Wi-Fi n com protocolo DLNA, 3G e Bluetooth 3.0. Sua câmera é de 8 MP com flash de LED e há uma câmera frontal de 2 MP. A Acer não revelou valores nem data de lançamento.

fonte:Infoabril

23 de novembro de 2010

Meditar alivia a sensação de dor, aponta estudo

Sente muita dor? A meditação é um famoso analgésico, que diminui a percepção da dor nas pessoas, mesmo após breves sessões. Agora, um estudo revela por que: a meditação muda a forma como o cérebro processa os sinais de dor.

A prática conhecida como meditação envolve sentar-se calma e confortavelmente, e respirar uniformemente. O principal objetivo é limpar a mente, e concentrar a atenção no presente.

Estudos anteriores sugeriram que a meditação reduz a ansiedade, promove o relaxamento e ajuda a regular as emoções. Agora, a nova pesquisa descobriu que a prática de uma consciência atenta do corpo, por apenas quatro dias, afeta as respostas de dor no cérebro.

Depois de meditar, a atividade cerebral diminui em áreas dedicadas à dor e em áreas responsáveis pela transmissão de informações sensoriais. Enquanto isso, as regiões que modulam a dor ficar ocupadas e, consequentemente, a dor é menos intensa e menos desagradável.

O psicológico também interfere: a meditação pode reduzir a dor tornando as sensações físicas menos angustiantes. Todo o contexto da situação e do meio ambiente colaboram; a meditação parece atenuar esse tipo de resposta.

Além disso, não é necessário gastar muito tempo meditando para alcançar o benefício: meia hora de treino por dia durante três dias já alivia significativamente a dor, mesmo quando as pessoas não estão realmente meditando.

Para descobrir como a meditação altera a resposta do cérebro a dor, os pesquisadores reuniram 15 voluntários que passaram 30 minutos por dia, durante quatro dias, aprendendo a meditar. Antes e após o treinamento, os pesquisadores mapearam os cérebros dos voluntários usando ressonância magnética.

Durante, antes e depois de cada mapeamento, os voluntários experimentaram sensações alternativas de calor (49° C) e temperatura neutra (35° C) na panturrilha. Depois de 12 segundos, os voluntários classificaram a sua dor ao pressionar uma alavanca para a direita (se sentiram mais dor) ou para a esquerda (se sentiram menos dor). A posição da alavanca correspondia a uma escala de 1 a 10, com 10 representando a maior dor.

A meditação reduziu a percepção de dor nas pessoas em 57%. Os voluntários também relataram que a dor foi 40% menos intensa. Os cérebros dos voluntários espelharam suas percepções alteradas. A atividade caiu no tálamo, uma área profunda do cérebro que retransmite a informação sensorial do corpo para o córtex somatosensorial. O córtex somatosensorial, localizado acima da orelha, é especialista em áreas dedicadas a processamento de sinais a partir de partes específicas do corpo. Nos voluntários que praticaram a meditação, a área do córtex somatosensorial ligada a panturrilha estava "inativa".

Enquanto isso, áreas associadas com a modulação da dor se tornaram mais ativas. Essas áreas incluíam o córtex orbitofrontal e o córtex cingulado anterior profundo, na região frontal do cérebro. O putâmen, uma estrutura enterrada no centro do cérebro, e a ínsula também mostraram mais atividade. Ambas as estruturas têm muitas funções, incluindo o controle de movimentos de sensibilização e auto-percepção.

Segundo os pesquisadores, a boa notícia é que os estudos têm mostrado que os benefícios da meditação ocorrem rapidamente. Ou seja, você não precisa ser um monge para aliviar sua dor, de forma que a meditação se torna uma opção realista para pessoas que passam por cirurgia ou têm lesões.


Novas 'pílulas da beleza' protegem da pele ao cabelo

Os nutricosméticos são sucesso na Europa e chegam com força ao Brasil.

Quem nunca sonhou em ter a pele mais bonita, cabelos mais brilhantes ou mesmo reduzir a celulite sem esforço? A última promessa vem em cápsulas coloridas.

A pele clara sempre foi um problema para o engenheiro químico Jordani Rebeschini. No mês passado, de viagem marcada para o Deserto do Atacama, no Chile, um lugar onde o clima é seco e o sol inclemente, ele consultou um dermatologista. Além do filtro solar, Jordani tomou cápsula, um composto de vitaminas que ajuda a pele a resistir aos raios do sol.

“Não queimei nada, provavelmente teve algum lugar do meu corpo que eu esqueci de passar protetor solar. Meu irmão, por exemplo, que estava junto comigo, não tinha tomado as cápsulas, passou o mesmo protetor solar que eu estava usando, com frequência de duas horas, só que ele se queimou. Não aconteceu comigo”, conta o engenheiro.

As cápsulas que Jordani tomou são nutricosméticos, as chamadas cápsulas da beleza que são sucesso na Europa e agora chegaram com força ao Brasil. Existem vários tipos: para dar força aos cabelos e unhas, para firmeza da pele e para combater a celulite.

Como são compostos de vitaminas, sais minerais, óleos essenciais e aminoácidos, os nutricosméticos não são considerados medicamentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica todos esses produtos como suplementos alimentares, suplementos que não são nada baratos. Uma caixa dura, em média, 30 dias e custa em torno de R$ 100.

As pílulas da beleza não são um milagre ao alcance de todos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que alguns componentes das pílulas podem causar danos à saúde. A soja, presente em alguns desses suplementos, não pode ser consumida por quem tem problemas de tireóide. Os compostos de origem marinha podem provocar alergias. Por isso mesmo, os médicos advertem que só se deve tomar esses suplementos sob orientação.

“Todos eles têm alguma contra-indicação. O ideal é procurar um dermatologista, ver o mais adequado para você, saber sua história pregressa, se você tem alguma alergia a algum produto, saber se algum daqueles milhares que vendem no mercado tem a substância que você tem alergia. Na verdade, o ideal é procurar um médico para indicar o melhor para você, o mais indicado”, orienta a dermatologista Luciana Guanaes.

Fonte: g1

Um projetor dedicado para iPhone

Muitos picoprojetores que têm sido lançados ultimamente contam com uma porta USB para pegar os arquivos de outro dispositivo e projetar as imagens. Como o iPad e o iPhone não têm essa porta, a empresa Microvision resolveu criar uma solução para o caso.

O ShowWX+ é uma atualização do projetor dedicado aos dispositivos móveis da Apple. Ele pesa apenas 122 gramas, tem 14 milímetros de altura e 60 milímetros de largura. Com esse tamanho, ele consegue reproduzir imagens na resolução WVGA (848 x 480 pixels) de até 2,5 metros de largura.

O brilho das imagens é de 15 lúmens. Elas têm contraste dinâmico de 5.000 por 1, com taxa de atualização nominal de 60 Hz. O aparelho trabalha com vários aplicativos do iOS e também pode ser usado com outros gadgets.

O funcionamento do SwowWX+ só depende da conexão com algum dispositivo e dos botões dedicados ao lado do aparelho. Ele pode ser comprado pelo site da fabricante por 449 dólares.

fonte:Infoabril

Panasonic terá TVs de LED no Brasil

No meio do ano a Panasonic anunciou sua nova TV para o Brasil, a Plasma full HD 3D. À época, a fabricante não dava sinais de que estrearia aparelhos de LCD iluminado por LED no Brasil, botando fé nos painéis de plasma. O fim do ano chegou e com ele vieram, além da full HD 3D, a linha D20 de TVs Viera LED LCD full HD.

Os modelos são o L32D20, o L37D20 e o L42D20, com 32, 37 e 42 polegadas respectivamente. Todos os aparelhos têm a tecnologia IPS, que aumenta o ângulo de visão lateral da TV. Eles têm taxa de 120 Hz e o recurso Motion Picture Pro4 que, de acordo com a Panasonic, melhora a resolução de imagens em movimento.

Como faz parte da linha Viera, os televisores vêm com acesso à internet pelo Viera Cast. Outras conexões são duas portas USB, leitor de cartões SD e porta HDMI. Outras especificações não foram divulgadas pela fabricante.

As novas TVs da Panasonic chegam às lojas pelos seguintes preços: 2.999 reais para a L32D20, 3.299 reais para a L37D20 e 3.699 reais para a TC-L42D20.

fonte:Infoabril

Astro de 'Chaves' começa a usar cadeira de rodas, segundo filha

O ator já foi submetido a duas cirurgias por problemas de próstata.

Roberto Gómez Bolaños começou a andar de cadeiras de roda, segundo informações de sua filha Marcela Gómez Fernández, presidente da Fundação Chespirito, ao Aeronoticias.

O ator, famoso por interpretar o protagonista de Chaves, foi submetido a duas cirurgias por problemas de próstata, uma em novembro de 2009 e outra em fevereiro deste ano.

Marcela disse que por essa razão seu pai perdeu mobilidade e equilíbrio por conta de fraqueza na região das coxas. Ainda segundo ela, a recuperação pode variar entre semanas, meses e anos.

Marcela concluiu dizendo que Bolaños está se esforçando e que continua a trabalhar normalmente e escrever peças.

Fonte: Terra

22 de novembro de 2010

Volkswagen anuncia recall de quase 50 mil unidades da Kombi

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta segunda-feira (22) que fará o recall de 49 mil veículos do modelo Kombi.

Estão incluídos no recall os veículos com números de chassi abaixo:
2009 9P 019 162 a 9P 999 999
2010 AP 000 001 a AP 999 999
2011 BP 000 001 a BP 013 884
Os proprietários devem agendar a revisão a partir desta terça-feira (23). Serão feitas inspeções e a instalação de suporte no sistema de escapamento.
Segundo a companhia, há possibilidade do surgimento de trincas no sistema de escapamento em algumas unidades. Caso o problema não seja solucionado, pode haver quebra do componente, provocando forte ruído e até, em casos extremos, um incêndio no compartimento do motor.
Dúvidas e outras informações pelo telefone 0800 019 8866 e no site www.vw.com.br.

Viver em cidades grandes pode fazer com que seu cérebro envelheça

Há vários motivos óbvios pelo qual as cidades que já são grandes crescem cada vez mais: conforto, variedade de serviços, empregos disponíveis, educação de qualidade, entre outros. No entanto, segundo pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa comodidade pode ter um preço muito alto - viver na cidade grande aumenta o seu nível de stress e prejudica seu cérebro, fazendo com que ele "envelheça" precocemente.

De acordo com os cientistas, o problema é a atenção, ou a falta dela. Com tantas distrações diferentes - outdoors, sinaleiros, barulho do trânsito, por exemplo - o morador da cidade começa a exercer algo conhecido como "percepção controlada", no qual controla o que prende sua atenção, apesar de, no fundo, estar ligado em tudo. E isso pode ser exaustivo.

Estudos da Universidade de Michigan comprovaram que viver em ambientes urbanos faz com que seja mais difícil manter fatos em nossa memória. Os pesquisadores dividiram voluntários em dois grupos - um passou o dia em uma cidade menor e o outro em uma grande metrópole. Os que passaram o dia na cidade grande tiveram notas menores em testes de atenção e apresentaram um humor pior.

Se você é morador de uma grande cidade, isso pode não ser nenhuma surpresa. Mas a boa notícia é que a solução para esse problema não é nada complicada - basta visitar áreas verdes de vez em quando. Passear em um parque melhora a atividade cognitiva das pessoas, de acordo com estudos.

Então a chave de planejadores urbanos para fazer com que grandes metrópoles não acabem estressando seus moradores é incluir várias áreas verdes no perímetro urbano.

fonte:hypescience.com

Consumo de energéticos pode desencadear o alcoolismo

Os energéticos são bebidas cada vez mais consumidas por adolescentes e universitários. Uma das características de muitos estudantes na faculdade é ficar acordado até tarde estudando para uma prova na manhã seguinte, e muitos deles conseguem virar a noite com a ajuda da bebida, que é rica em cafeína, uma substância estimulante. Porém, de acordo com um novo estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o consumo desse tipo de bebida está relacionado ao aumento dos riscos de beber além da conta e pode ser um gatilho para desenvolver o alcoolismo. Os resultados da pesquisa serão publicados na publicação científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Outro motivo da popularidade da combinação álcool-energéticos é a crença de que ao ingerir cafeína com uma bebida alcoólica, o efeito estimulante da substância neutralizaria o efeito depressor do álcool. O que não é verdade: a cafeína simplesmente reduz a sensação de sonolência causada pelo álcool, mas não a "lerdeza" causada pela embriaguez.

O estudo avaliou de mais de mil estudantes universitários, que foram indagados sobre o consumo de energéticos e o comportamento sob efeito do álcool nos últimos 12 meses. Cerca de 10, 2% deles afirmaram consumir energéticos pelo menos uma vez por semana. Os pesquisadores concluíram que indivíduos que consumiam bebidas energéticas com uma maior frequência (52 vezes ou mais em um ano) eram mais propensos a ficar bêbados cada vez mais jovens, a beberem maiores quantidades de álcool e desenvolviam mais facilmente a dependência alcoólica do que aqueles que não consumiam essas bebidas ou eram usuários com menos frequência.

De acordo com os pesquisadores, os resultados estão relacionados às altas doses de cafeína, um dos principais componentes dos energéticos. Uma das preocupações dos envolvidos na pesquisa é que não existem regulamentos sobre a quantidade de cafeína que deveria ser permitida nessas bebidas.

A cafeína é um poderoso estimulante que faz o corpo reagir assim: o sistema nervoso é acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e aplacar o sono. Mas euando é consumida em exagero, ela acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar.

Além da cafeína, os energéticos contêm outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais esperto e disposto durante algumas horas após o consumo. Sua fórmula faz com que a pessoa se sinta revigorada durante algumas horas o que causa uma disposição aparente. Mas a ação dos energéticos também tem efeito rebote para o organismo. "É um meio falso de restabelecer o pique. Passado o efeito, você fica ainda mais cansado e sente os efeitos do estresse muscular", explica o fisiologista Paulo Zogaib.

Em excesso, as substâncias estimulantes presentes na fórmula do energético causam ansiedade, agitação e dor de cabeça. Além disso, esta bebida não hidrata. Muito pelo contrário, tem ação diurética, que faz o organismo eliminar líquido.

fonte:Minhavida

Bilheteria mundial do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" supera US$ 330 milhões

O jovem mago britânico Harry Potter encantou as bilheterias do mundo todo no fim de semana

O jovem mago britânico Harry Potter encantou as bilheterias do mundo todo no fim de semana com o capítulo mais recente de sua saga, "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1", que estreou em mais de 50 países e arrecadou US$ 330 milhões em vendas globais de ingressos.

Foi a melhor estreia nos EUA e Canadá -- US$ 125 milhões -- de uma aventura do mago adolescente e seus amigos da escola Hogwarts. Os seis filmes anteriores de Harry Potter renderam US$ 5,4 bilhões em todo o mundo para o estúdio Warner Bros.

No mercado norte-americano e canadense, o campeão da semana passada, a comédia "Megamente", foi a segunda colocada com diferença enorme, arrecadando US$ 16,2 milhões, logo à frente de "Incontrolável", sobre um trem desgovernado, com US$ 13,1 milhões.

Os US$ 125,1 milhões de "Relíquias da Morte: Parte 1" superaram a melhor abertura anterior de um filme de Harry Potter nos EUA e Canadá: US$ 102,7 milhões de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", em novembro de 2005.

"Relíquias da Morte: Parte 1" tornou-se o número seis na lista de melhores aberturas de todos os tempos em um fim de semana, logo atrás dos US$ 128,1 milhões de "Homem de Ferro 2", também deste ano.

O filme é baseado no último livro da série de best-sellers da autora J.K. Rowling.

IMAX

Cinemas com telonas Imax geraram US$ 12,4 milhões da bilheteria total de "Relíquias" nos EUA e Canadá. Foi um novo recorde Imax, superando "Alice no País das Maravilhas", que estreou em cinemas Imax com US$ 12,1 milhões, segundo a Hollywood.com Box-Office.

Antes do fim de semana, a Warner Bros. disse que previa que "Relíquias da Morte: Parte 1" passasse de US$ 100 milhões nos EUA e Canadá. Alguns observadores especulavam que a bilheteria do filme pudesse chegar a US$ 150 milhões.

Mas apenas dois filmes até hoje superaram essa marca. "Batman - O Cavaleiro das Trevas" teve a melhor estreia de todos os tempos -- US$ 158 milhões, em 2008 -- e "Homem Aranha 3" estreou em 2007 com US$ 151 milhões.

Completaram a lista dos cinco filmes de maior bilheteria nos EUA e Canadá esta semana a comédia "Um Parto de Viagem" (4o lugar, com US$ 9,1 milhões) e a estreia do drama "72 Horas", com Russell Crowe, com US$ 6,8 milhões.

Fonte: Folha Online